Skip to Content

ANPOLL - GRUPO DE TRABALHO EM ANÁLISE DE DISCURSO




 

Plano do Biênio 2010-2012
GT em Análise de Discurso  - ANPOLL

         De acordo com as decisões registradas na ata da reunião de encerramento do último encontro do GT, os pontos do presente plano são os que seguem:

             Ø  Quanto ao formato dos trabalhos do GT e às linhas temáticas da próxima reunião do GT:

Lembrando que o novo quadro das linhas de pesquisa e de seus respectivos coordenadores é o seguinte,

História das idéias lingüísticas (Linha 1)
         Claudia Castellanos Pfeiffer
         Amanda Scherer

Diferentes materialidades significantes na história (Linha 2)
         Suzy Lagazzi
         Pedro de Souza

Ideologia e inconsciente (Linha 3)
         Bethania Mariani
         Maria Cristina Leandro Ferreira

Subjetivação e processos de identificação (Linha 4)
         Maria Onice Payer
         María Teresa Celada

Práticas discursivas e movimentos na história (Linha 5)
         Solange Gallo
         Mônica Zoppi-Fontana

 

a modalidade de trabalho será determinada pelos seguintes aspectos:

a) a realização de atividades no seio de cada linha durante o biênio de 2010-2012 com produção de debate e de reflexão;

b) o trabalho ativo por parte dos coordenadores que promoverão a inscrição por parte dos membros do GT nas diversas linhas e a realização das atividades previstas por cada linha. Para a realização dessa inscrição, os respectivos coordenadores formularão uma ementa que contemple a questão ou série de questões a serem objeto de reflexão e debate, bem como uma lista bibliográfica de textos – referidos à temática delimitada – a serem lidos, e um cronograma de trabalho que permita a realização de discussões e a organização das atividades da linha, prevendo a necessidade de respeitar um prazo que possibilite a leitura de todos os trabalhos por todos os membros do GT. A ementa (com bibliografia e com cronograma) se fará circular entre os membros do GT, podendo ser inserida na página do GT, com vistas a propiciar as inscrições e desatar o processo de produção específico de cada linha;

c) será considerada como possível modalidade de reunião do GT no evento nacional da Anpoll a leitura dos trabalhos, seguida do debate impulsionado pelos coordenadores e a exposição de conclusões por parte dos coordenadores.

Ø  Quanto à situação dos membros:

a) Não haverá recadastramento de membros, devido ao fato de que o último foi concluído em abril de 2010.

b) Durante o próximo biênio, poderão ser consideradas novas inscrições ao grupo.

Ø  Quanto à visibilidade das pesquisas na área do GT

a) A fim de trazer condições para as atividades previstas no item relativo ao “Formato do trabalho no GT”, será reformulada a página do GT em AD tendo em vista abrigar, além das informações gerais sobre o GT, as ementas com cronogramas e listas bibliográficas de cada linha de pesquisa, espaço para os resumos expandidos e outras informações ou textos pertinentes para a realização dos trabalhos.

b) Será dado andamento às discussões sobre a criação de uma revista, possivelmente a Revista em Análise de Discurso (on-line), a cargo do GT em AD, com função de publicações relacionadas ao estado de arte da área. Dentre outras, serão consideradas as observações realizadas por um dos membros do Comitê constituído na reunião do XXIV Encontro da Anpoll (em julho de 2008), o Prof. Luiz Francisco Dias, no sentido de contemplar a necessidade de contar com a figura de um editor, de uma estagiária e da infra-estrutura que preveja, inclusive, o uso de telefone.

Belo Horizonte, 11/08/2010

José Horta Nunes – Cooodenador
Solange Mittmann – Vice-Coordenadora