O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) organiza a II Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise “Os nomes do Sintoma” promovendo um espaço de discussão e encontro entre a Análise de Discurso, do domínio das Ciências da Linguagem, e a Psicanálise. A II JIAPD acontece entre dias 23 e 25 de setembro e contará com conferências, mesas redondas e um minicurso.

O objetivo da II JIAPD é interrogar os processos de nomeação do sintoma, as novas formas patológicas, o excesso de medicalização e o mal-estar em nossa sociedade. Em tempos em que se buscam e se desenvolvem o que poderíamos chamar de “técnicas de felicidade” (terapias, livros de autoajuda, religiosidades, novos tratamentos medicamentosos, drogadição), como pensar a discursividade do mal-estar, da patologia e do sofrimento? Queremos compreender esses processos que constituem lugares de subjetivação, interrogando os discursos da saúde mental, das tecnologias, do amor e da sobriedade, construindo um espaço de reflexão sobre as técnicas de gozo da atualidade, que incidem sobre as relações sociais e produzem os fenômenos como a medicalização do mal-estar, o individualismo, a segregação e a violência.

A II Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise é fruto da parceria entre o Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/UNICAMP) e a Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).

  • Veja a Programação
  • Leia os resumos
  • Inscreva-se
  • Evento anterior: I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise “A-versão do sentido”