Você está em: Labeurb

Eni Orlandi, pesquisadora do Labeurb, é homenageada em evento na UEMS
27/06/2017

Eni Orlandi foi homenageada durante o V Encontro em Análise do Discurso: Estudos Orlandianos e o III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira, que ocorreram entre os dias 7 e 9 de junho de 2017, no campus de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
A homenagem se dá em reconhecimento ao papel da pesquisadora como introdutora da Análise do Discurso no Brasil. Eni Orlandi é fundadora do Labeurb, que coordenou por 20 anos e atualmente é pesquisadora do laboratório, além de professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Univas e professora colaboradora do IEL da Unicamp. . Sua área de interesse abrange a própria constituição teórica e metodológica da análise de discurso e seu desenvolvimento, a questão da interpretação, e a da relação sujeito/sentido/história/sociedade. Considera a relação do simbólico com o político como fundamental e especializou-se na consideração da ideologia em sua relação com a materialidade da linguagem. Em 1993 venceu o prêmio Jabuti em ciências humanas, com o livro As Formas do Silêncio.
Os eventos contaram com mini-cursos, palestras e mesas redondas com discussões sobre Análise do Discurso, Formação discursiva, ideológica e imaginária, Questão de Autoria, entre outros tema e reuniu analistas de discurso e semanticistas de diferentes instituições brasileiras, que apresentaram percursos e resultados de trabalhos já consolidados na sua relação com a filiação teórica e metodológica constituída por Eni Orlandi ao longo de quatro décadas de produções científicas e de formação de pesquisadores em Análise de Discurso. Eni Orlandi proferiu a conferência de abertura e Eduardo Guimarães, atual diretor do Labeurb encerrou o evento. Claudia Castellanos Pfeiffer, pesquisado do laboratório, também participou do evento.