Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

[Ana Cláudia Fernandes Ferreira ] 
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás. Endereço postal: Secretaria de Pós-Graduação do Mestrado em Ciências da Linguagem/Univás. Av. Pref. Tuany Toledo, 470, Fátima I - 37550-000. Pouso Alegre - MG. E-mail: anaclau@ymail.com

[1]Este trabalho é parte dos resultados das pesquisas que desenvolvi junto ao grupo de pesquisa Discurso, Ciência e Historicidade. Esse grupo de pesquisa está vinculado ao Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, e tem como líder a Profa. Dra. Telma Domingues da Silva. Uma primeira versão dessa pesquisa foi apresentada no VII Congresso Internacional da ABRALIN, realizado em Curitiba, em fevereiro de 2011, com o título “Os sujeitos e os saberes em enciclopédias virtuais”.

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos . RUA [online]. 2012, no. 18. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
No domínio dos estudos sobre Saber Urbano e Linguagem e de uma perspectiva da História das Ideias Linguísticas, este trabalho analisa os artigos sobre a cidade de Pouso Alegre na Wikipédia e na Desciclopédia, tomando como base para a reflexão uma enciclopédia tradicional. O objetivo é compreender que diferentes modos de divisão/regulação dos sujeitos e sentidos se constituem nesse espaço sobre a cidade e a produção e circulação do conhecimento.  
Palavras Chave: sujeitos, saberes, cidade, Wikipédia, Desciclopédia  
 
Abstract:
In the domain on the urban knowledge and language studies, and in the perspective of the Linguistic History of Ideas, this paper analyses the articles about the city of Pouso Alegre on Wikipedia and Desciclopedia, based in a reflection of a tradicional encyclopedia. The aim is to understand which different modes of division/regulation of the subjects and meanings are constituted in this space of the city and the production and circulation of knowledge.  
Keywords: subjects, knowledge, city, Wikipedia, Desciclopedia