Revista Rua


m'OLHA lá

A experimentação audiovisual proposta em m’OLHA lá nasce de uma viagem feita, no início de 2012, a Juazeiro do Norte, cidade do semiárido nordestino, conhecida como “Terra do Padre Cícero”. Não fui levada à região na mesma condição dos romeiros, muitos deles sertanejos. Mesmo sem a pretensão de me tornar uma peregrina, fui capturada pelas placas do Roteiro da Fé. Comecei, então, a caminhar, sem perceber o que era produzido no movimento associado ao ato de fotografar.

A câmera de um celular captou cenas do espaço urbano onde a contradição torna-se produtiva aos sentidos. Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), conhecido como Padim Ciço, se faz santo pelo reconhecimento popular e não da igreja católica. E, além disso, o recorte dos objetos de memória (museus, santuário, salas de ex-votos, monumentos) mostra que algo se converte em graça na re(A)presentação, pelo santeiro, do corpo devotado cujo pedido foi agraciado pelo protetor, o padrinho.

O olhar fotográfico permite ver que a arte re(A)presenta os limites de pertencimento ao sagrado, fazendo ver a própria graça. E, ao invés de expor, com horror, o que há dentro, as vísceras ou as dores de um corpo doente ou sofrido, o artista concede de si, em graça, ao captar o que há fora. É, no flagrante da fotografia, como recorte sequenciado do corpo fragmentado, que a arte se mostrou como um espaço de singularização do sertanejo, dando corpo a uma coletividade na expressão popular da religiosidade.

O artista re(A)presenta a leitura do sertão que, simbolizado pelo cenário da caatinga, é associado a um lugar de carência e de falta. No caminhar por Juazeiro do Norte até o alto do Horto, onde está a estátua de Padre Cícero, essa forma de conceder graça ao corpo ou de converter o corpo em graça sugeriu, ao meu olhar, que algo existe lá fora permitindo contornar o vazio da ex-istência: a falta (eco de que algo falta, algo em mim falta, algo em mim faz falta, algo me faz falta)...

 

Ficha Técnica

Angela de Aguiar Araújo

Graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. E-mail: angela.jornalista@gmail.com. Endereço postal: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 – Campinas – São Paulo - Brasil.







Número 19 - Novembro 2013
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

   Artes - m'OLHA lá
The player will show in this paragraph

  

Resenha de Fernanda Kieling Pedrazzi