Revista Rua


Notícias Labeurb

   por Jorge Abrão

     O Laboratório de Estudos Urbanos manteve sua agenda de atividades de pesquisa que se desdobram em diferentes práticas na relação com a formação de recursos humanos, convênios e parcerias, organização de eventos, participação em reuniões científicas e reuniões governamentais ou civis, publicações, como formas de estabelecer uma contínua e produtiva relação refletiva com seus pares e a sociedade em geral. Deste período de dezembro de 2013 a junho de 2014 trazemos alguns destaques.

     Em junho, o Labeurb realizou a II Jornada da Endici. O evento contou com a presença de pesquisadores do Laboratório e convidados foram debatidos e apresentados os resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes” (Endici).  Durante a Jornada, o professor Romain Descendre, da Escola Normal Superior de Lyon, na França, apresentou a palestra entitulada "Pouvoir de la ville, pouvoirs dans la ville : pensée urbaine et langages politiques au début de l’âge moderne".  Cristiane Dias (Labeurb), Dantielli Assumpção Garcia (UNILAGO) e Mariza Vieira da Silva (UCB) participaram do painel ”Sentidos do Digital", enquanto Carolina Rodríguez, Claudia Pfeiffer, ambas pesquisadoras do Labeurb, e Jônatas Manzolli (IA/NICS/UNICAMP) fizeram parte do painel ”Materialidade Enciclopédicas". Já Fábio Bastos e José Horta Nunes apresentaram o novo site da Endici, ainda em fase inicial porém já disponível para consulta. Coordenada por Eni Pulcinelli Orlandi e José Horta Nunes, a Endici tem como objetivo compreender o urbano através da linguagem, a partir da análise do discurso. O projeto recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Auxílio à Pesquisa, Proc. n° 2012/22917-0)

      Os pesquisadores Cristiane Dias, José Horta Nunes e Carolina Rodrí­guez-Alcalá, membros do Grupo de Trabalho Análise do Discurso, participaram com apresentação de trabalhos do 29º Encontro Nacional da ANPOLL – ENANPOLL "Letras e Linguística Hoje”, que esse ano foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis, de 9 a 11 de junho de 2014. No evento foi lançado o livro Ciência da Linguagem e Política – Anotações ao pé das letras, escrito pela pesquisadora do Labeurb Eni P. Orlandi. O Encontro também marcou as comemorações de 30 anos da ANPOLL e homenageou os ex-presidentes da associação, entre eles Eduardo Guimarães, atual coordenador do Labeurb.

      Em maio, ocorreu o lançamento do livro "Linguagem, Sociedade, Políticas", organizado por Eni Puccinelli Orlandi e publicado em coedição com a RG Editores e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). A obra reúne estudos que se dedicam a pensar a relação entre Linguagem, Sociedade e Políticas em suas diversas formas. Entre os autores encontram-se os pesquisadores do Labeurb Eni Puccinelli Orlandi, Eduardo Guimarães, Claudia Pfeiffer e José Horta Nunes. A relação entre Linguagem, Sociedade e Políticas, tematizada nesta obra, ganha consistência em reflexões que almejam, de fato, fazer avançar os estudos desenvolvidos nos diferentes domínios da linguagem, sem perder de vista as implicações políticas de conjunturas sócio-históricas, cujos efeitos produzidos repousam na linguagem e atravessam a produção e a circulação de conhecimento na sociedade.  O livro  está disponível para download no site www.cienciasdalinguagem.net/#!publicaes/cufu

       A pesquisadora do Labeurb, Cristiane Dias, proferiu a conferência de abertura da III Jornada Nacional Tecnologia, Novas Mídias e o Ensino em suas redes discursivas, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás.  O evento, que ocorreu em abril, também teve a participação dos seguintes pesquisadores colaboradores do Labeurb: Maristela Cury Sarian, da Unemat, João Massarolo e Ana Silva Couto de Abreu, da Ufscar.

      Em março, Eni Puccinelli Orlandi ministrou aula inaugural do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás Na ocasião, Eni Orlandi falou sobre os modos de compreender a cientificidade face à interpretação, pela exposição do olhar do analista à opacidade do texto, segundo os princípios da Análise de Discurso. Mostrou a responsabilidade ética e política do analista diante do conhecimento e da interpretação. 

      O livro "Cidade, Linguagem e Tecnologia: 20 anos de História", organizado por Eduardo Guimarães e publicado de forma online no site do LABEURB foi lançado em dezembro. A é articulada por dois eixos fundamentais. De um lado, reúne trabalhos vinculados à área de pesquisa “Saber Urbano e Linguagem”, que organiza as atividades de pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos, do Nudecri da Unicamp. Estes textos são de pesquisadores que têm relação com a história do Labeurb (tanto pesquisadores do próprio Labeurb, quanto de outras instituições que mantêm relações de trabalho com o Laboratório). Por outro lado é uma obra que se faz como parte do registro dos 20 anos de atividades do Laboratório. E nesta medida é uma obra que reúne também poesia e um registro fotográfico de sua história. O livro está disponivel nos formatos HTML, PDF e EPUB para dispositivos móveis e pode ser acessado neste link: http://www.labeurb.unicamp.br/labeurb20anos 

 

 


Número 20 - Junho 2014
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha de Gesualda dos Santos Rasia