Revista Rua


Noticias Labeurb

Trazemos as principais notícias do período julho-dezembro de 2010 como forma de dar visibilidade a algumas das práticas acadêmico-científicas do Labeurb. As notícias completas podem ser encontradas na página do Labeurb em www.labeurb.unicamp.br/noticias. Os eventos promovidos pelo Laboratório são filmados e disponibilizados também na página do Labeurb (www.labeurb.unicamp.br/videos). Os vídeos e artigos correlacionados aos eventos podem ser encontrados no Centro de Documentação Urbana do Labeurb, o CEDU (www.labeurb.unicamp.br/cedu).

A equipe do Labeurb manteve seu grupo de projetos (www.labeurb.unicamp.br/projetos) com a novidade da recente aprovação do projeto Barracão: Eldorado dos Carajás,  aprovado no Edital nº 5 Proext 2010 – Programa de Extensão Universitária – MEC/SESu. Trata-se do primeiro projeto de extensão financiado do Laboratório de Estudos Urbanos, coordenado por Cristiane Dias, contando com a atuação dos pesquisadores do LABEURB, docente, pós-graduandos e funcionários a ele vinculados. Esse projeto prevê a realização de atividades educativas que terão como finalidade a produção de material artístico sobre o Núcleo Residencial Parque Eldorado dos Carajás e seus moradores. O núcleo nasceu de uma ocupação em 1996, na região do Ouro Verde, em Campinas, e carrega em seu nome a memória do violento “Massacre dos Carajás”, ocorrido no Pará em 17 de abril de 1996, num acampamento de sem-terra no município de Eldorado de Carajás, com o assassinato de 19 sem-terras. A relação estabelecida entre o Labeurb e o Núcleo Eldorado dos Carajás começou em 2008, quando os representantes dos moradores desse Núcleo foram convidados para participar do programa Conversa de Rua. A pesquisadora e coordenadora do projeto teve a oportunidade de discutir seus objetivos e pressupostos teóricos em outubro, no  “I Congreso Latinoamericano. Aprendizaje y conocimiento a través del discurso, las nuevas tecnologías y la escritura”. O Congresso foi organizado pela Faculdade de Psicologia da Universidade da República, de Montevideo/Uruguai. O evento tinha como objetivo gerar espaços de debate sobre temáticas de relevância na sociedade contemporânea, dentre as quais, as novas tecnologias, aprendizagem, cultura e a produção do conhecimento eram destaque. Em sua exposição, Cristiane discorreu sobre os modos de subjetivação do sujeito contemporâneo a partir da tecnologia digital como acontecimento discursivo. Considerando que a subjetividade se estrutura contemporaneamente nesse acontecimento, Cristiane Dias buscou debater, a partir da exposição do projeto Barracão, como é possível pensarmos as novas tecnologias num espaço onde as novas tecnologias não produzem sentido. A pesquisadora mostrou que é nessa perspectiva que o projeto Barracão formula suas atividades: a produção de sentidos para o espaço em que se vive, para a vida que se vive, como um gesto político-social e cultural, no qual a inclusão social e digital é uma consequência e não uma condição da aprendizagem.

O Labeurb também teve como pesquisador convidado durante o mês de novembro, o professor Romain Descendre da ENS-LSH de Lyon. No período, o professor apresentou três conferências:  Dire et penser la ville à la fin du XVIe siècle: le cause della grandezza delle città (1588), Esperienzia: l’expérience comme enjeu discursif et épistémologique chez trois grands Toscans du début du XVIe siècle (Leonardo da Vinci, Amerigo Vespucci, Niccolò Machiavelli), e "Palavras da guerra e guerra das palavras: a linguagem bélica de Paolo Sarpi". A promoção destas conferências  reforça também uma produtiva relação de trabalho mantida por este laboratório com o grupo de pesquisadores da ENS-Lyon que têm um trabalho de excelência em Filologia Política.

Como importante publicação, resultado do trabalho de quatro anos do grupo de pesquisadores do Labeurb em torno do projeto temático Fapesp sobre as políticas públicas e a produção do consenso, foi lançado o livro Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso, organizado por Eni Orlandi, coordenadora do Temático Fapesp.

Eni Orlandi, coordenadora do Labeurb, participou de vários fóruns acadêmico-científicos. Dentre eles, destaca-se sua estada em Eunápolis/BA, nos dias 18, 19, 20, 21 de julho, ministrando um curso sobre a questão do silêncio e realizando uma conferência sobre documentário. Em setembro, foi à Jornada do Projeto Temático "Paladis" na Unesp de São José do Rio Preto, organizada por José Horta Nunes, coordenador do Projeto. Na ocasião, Eni Orlandi proferiu uma conferência sobre a relação da teoria com a tecnologia na construção de um artefato digital, trabalho de pesquisa realizado no interior do projeto e-urbano, coordenado por Cristiane Dias.

Dentre as atividades desse projeto, Cristiane participou, nos dia 23 e 24 de setembro, do “I Encontro Ouvindo Coisas: Instituindo outras formas de estar juntos”. O encontro, que ocorreu na cidade de Santa Maria-RS, foi promovido pelo GEPEIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social), coordenado pela Profa. Valeska Fortes de Oliveira. A organização do evento contou com a parceria do GEPIEM (Grupo do Imaginário da UFPEL), PPGE e CE/UFSM.  Cristiane Dias apresentou o vídeo “Virtual Gratok”, a partir do qual abordou a questão do imaginário do urbano no espaço digital. A proposta foi a de “provocar” o público a refletir sobre as novas formas de estar juntos, propiciada pelos espaços simbólicos do ciberespaço, tais como o Second Life. Virtual Gratok é um vídeo experimental, produzido no âmbito do projeto e-urbano, e mostra a experimentação de lugares virtuais do Second Life por um avatar, Gratok. Em julho, a pesquisadora participou, via conferência eletrônica, do XIII Seminário Corpus, na cidade de Santa Maria/RS. Na ocasião ocorreu o lançamento do II volume do livro digital Tecnologias de Linguagem e Produção do Conhecimento da coleção HiperS@aberes com a participação on-line de Cristiane Dias, que fez uma apresentação sobre tempo, escrita e espaço no digital. Esse II Volume do livro digital é uma parceria entre o Laboratório Corpus e o Laboratório de Estudos Urbanos, firmada através de um convênio entre os dois Laboratórios para desenvolver o projeto “O discurso da tecnologia: relações de sentido do/no mundo contemporâneo”, sob coordenação da pesquisadora Cristiane Dias, pelo Labeurb, e da Profa. Dra. Amanda Scherer, pelo LabCorpus. O livro digital pode ser acessado no seguinte endereço: http://w3.ufsm.br/hipersaberes/volumeII/.

Dando desdobramento ao grupo de pesquisa que coordena, a pesquisadora Claudia Pfeiffer ministrou duas palestras na FCM da Unicamp sobre análise de discurso e políticas de saúde. Também teve a oportunidade de participar da IV Jornada de Análise do Discurso - Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Informação, realizada em setembro, com o mini-curso "Leitura e ensino na era do computador". O evento foi promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DFM/FFCLRP/USP), pelo Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH-UFSCar) e pelo Instituto do Livro.


Número 16 - Novembro 2010
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha