Revista Rua


Noticias Labeurb

 

Desde o final de 2010, os pesquisadores do Labeurb tiveram forte atuação na configuração de novos projetos, acordos, publicações e eventos, dentro e fora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Foi encaminhado no mês de dezembro de 2010, um acordo de cooperação científica e cultural entre a UNICAMP e a Ecole d´Architecture de Grenoble, França, a ser desenvolvido pelo LABEURB/Nudecri, sob coordenação da pesquisadora Carolina Rodríguez, e pela equipe do Laboratório CRESSON (Centre de Recherche sur l´espace sonore et l´environnement urbaine). O projeto “Ambiances Architecturales et urbaines” tem como foco elaborar uma metodologia de subsídio para as políticas públicas em matéria de planejamento urbano e de desenvolvimento sustentável, apoiada numa abordagem de caráter experimental e interdisciplinar, que terá a noção de ambiência como noção articuladora e, como objeto específico de análise, a construção dos parques lineares.

Foi aprovado, também em dezembro de 2010, o projeto Fapesp interinstitucional “Generation of Alcohol Production Scenarios as Support for the Formulation of Public Policies Applied to the Adaptation of the National Sugar and Alcohol Industry to the Climate Changes (AlcScens)” que tem como um dos pesquisadores principais a Dra. Claudia Pfeiffer. Esse projeto conta com a coordenação do CEPAGRI/UNICAMP e a participação dos seguintes Centros e Núcleos da Unicamp: Labeurb/Nudecri; Labjor/Nudecri; Nepo; Nepa; e Cbmeg. Conta ainda com o IG/Unicamp, a FCA/Unicamp e a FCM. Fora da Unicamp, conta com o INPE e a EMBRAPA. Sob a responsabilidade da pesquisadora Claudia Pfeiffer está a reflexão sobre o modo de textualização das políticas públicas brasileiras elaboradas até o momento (na relação com políticas tidas como universais como aquelas elaboradas pela ONU e pela UNESCO) que estejam de algum modo articuladas à questão das Mudanças Climáticas de modo a compreender o processo de significação que as configura.

Em maio, o pesquisador Marcos Barbai participou da “Mostra de projetos e grupos de pesquisa do Mestrado em Ciências da Linguagem” da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), de Pouso Alegre-MG. Nesta ocasião, Marcos Barbai falou sobre o Projeto de Cooperação Científica Nacional. Com título “Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido”, este projeto, firmado entre o Labeurb/Unicamp e a Univás, é coordenado por Marcos Barbai (Labeurb) e Lauro Baldini (Univás).

Buscando novas trocas de ideias e conteúdos, os pesquisadores do Labeurb também participam intensamente de eventos dentro e fora da Unicamp no primeiro semestre deste ano. Em fevereiro, a pesquisadora Cristiane Dias esteve em Curitiba (PR) participando do VII Congresso da Abralin. Com o trabalho “Cultura, Arte e Produção do Conhecimento: o Projeto Barracão”, e integrou uma mesa-redonda sobre “Ciência (da Linguagem) & Cultura”. Em abril, ainda esteve na USP de Ribeirão Preto participando da I Jornada do E-l@adis: rede eletrônica e(m) discurso, na mesa de encerramento do evento que tratou do tema “O sujeito na rede eletrônica”. Em abril, esteve na mesma Universidade participando da I Jornada do E-l@adis: rede eletrônica e(m) discurso.

Entre 31 de março e 2 de abril, Eni Orlandi esteve em Florença (Itália), no “Colloque: Langage, Discours, Événnements”, apresentando o trabalho “Documentário: acontecimento discursivo, memória e interpretação”. Durante sua viagem à Europa, a Profa. Eni esteve na França onde encontrou com Francine Mazière e Marie-Anne Paveau para discutir questões da análise de discurso – em 5 e 6 de abril – e com Romain Descendre, para tratar de projeto comum entre a Unicamp e universidade francesa. A pesquisadora também foi convidada para fazer parte do Grupo de Trabalho Internacional sobre promoção do Multilinguismo, nomeado pelo secretário geral da OIF e do qual fazem parte representantes da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. A primeira reunião do GT aconteceu em Lyon nos dias 10 e 11 de junho, com a participação de Eni Orlandi.

De janeiro a junho de 2011, foram lançadas novas publicações de pesquisadores do Labeurb. Carolina Rodríguez-Alcalá publicou, sob edição de Paco Tovar e Maria Gabriella Dionisi, o artigo “Apuntes para uma historia de la escritura em guaraní: el estatuto y la circulación del texto em las missiones jesuíticas”, como parte do livro Señas de Paraguay. Já Eni Orlandi publicou e prefaciou uma coletânea de textos de Michel Pêcheux. A obra foi lançada pela Editora Pontes e contou com a tradução de pesquisadores do próprio Labeurb e de colaboradores externos. Merece destaque também a tradução para o francês do livro “Terra à Vista”, pela editora L’Harmattan. Na edição francesa, o livro foi lançado sob o seguinte título: “La construction du Brésil – à propos des discours français sur la Découverte”.

O Laboratório também promoveu muitos eventos durante o primeiro semestre de 2011. No início de fevereiro, aconteceu o Seminário Internacional "Discurso sobre a Língua", resultado de um convênio firmado entre a Unicamp e a Universidade de Lausanne, Suíça, coordenado pela Profª Drª Eni Orlandi e pelo Prof. Dr. Patrick Sériot. Orlandi e Sériot participaram do evento, que contou, também, com a presença da Profª Drª Ekaterina Velmezova, além de outros importantes nomes de universidades nacionais.

No dia 27 de abril, aconteceu o Seminário Aberto: “Leitura, descrição e interpretação”. Nesta ocasião, a convidada Profª. Drª Verli Petri (PPGL/Corpus/UFSM) trouxe para debate reflexões que vem desenvolvendo em seu pós-doutorado, realizado no Labeurb sob a supervisão da Profª. Eni Orlandi. Tratando da questão da descrição em Análise de Discurso, Verli Petri trabalhou os diferentes funcionamentos da descrição e sua relação com a historicidade e a memória.

Em maio, recebeu a Profa. Dra. Sonia Branca, em conferência cujo título foi “A nominação dos lugares e dos habitantes da cidade e a referência a um universo de discurso "outro" no corpus de entrevistas CFPP.

Em junho, as pesquisadoras Cristiane Dias (Labeurb) e Susana Oliveira Dias (Labjor), organizaram o Fórum Permanente Arte & Cultura: “Ideias Sem Teto e Arte-Fatos Políticos: Encontros In-Prováveis”, com a proposta de partir dos projetos “Por entre ciências, divulgações e comunicações, as configurações políticas de cultura e de público” (Labjor-Nudecri-Unicamp), e Projeto “Barracão: Eldorado dos Carajás” (Labeurb-Nudecri-Unicamp) para as discussões do fórum.

Além disso, o Labeurb ainda prevê a realização de outros eventos no primeiro semestre de 2011, cujas inscrições podem ser feitas pelo site do Laboratório. Em 28 de junho, a II JORNADA E-URBANO: Cidade e Tecnologia Digital: modos de significação do espaço, organizada pelo Grupo de Pesquisa e-urbano, propõe-se discutir sobre o espaço digital e o espaço urbano. Entre os dias 30 de junho e 1º de julho, ocorrerá o I Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso, em homenagem à Profa. Dra. Eni Orlandi.

Por fim, noticiamos a nova coordenação do Labeurb, que tem à sua frente o Prof. Dr. Eduardo Guimarães, substituindo Profa. Dra. Eni P. Orlandi.


Número 17 - Junho 2011
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha