Revista Rua


Noticias Labeurb

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo e-Urbano, do Labeurb, coordenado pela pesquisadora Cristiane Dias, realizou, no dia 28 de junho, a Jornada e-Urbano. A Jornada reuniu pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação em torno da reflexão sobre o espaço digital. Este ano, o Labeurb lançou, através deste grupo de pesquisa, o seu primeiro Livro Digital: “Sentidos do espaço urbano/digital”, que reúne as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo. Confira o livro em: http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/.

Decorrentes de participações em eventos anteriores, tivemos duas publicações de outra pesquisadora do Labeurb, Claudia Pfeiffer: “Instrumentos Lingüísticos, Ensino e Políticas Públicas: uma relação na História das Idéias Lingüísticas” em Língua portuguesa – descrição e ensino, org. A. C. Valente, M. T. G. Pereira. São Paulo: Parábola Editoria, 2011. (X FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, na UERJ, 2009.) e “Linguistique et institutionnalisation dans l’espace brésilien” em Haßler, Gerda (Hrsg.) Nationale und transnationale Perspektiven der Geschichte der Sprachwissenschaft. (Beiträge zur XI Internationalen Konferenz zur Geschichte der Sprachwissenschaften (ICHoLS) — Potsdam, 28. 8. 2008). Nodus Publikationen: Münster, 145-151. 2011. (11o. ICHOLS, 2008, ocorrido em Potsdam).

Ainda em publicações, a Revista Astérion, publicada pela École Normale Supérieure de Lyon, apresentou no seu oitavo número, a coletânea nomeada “Normes et rupture de sens dans l´espace urbain”, com textos de pequisadores do Labeurb e de seus colaboradores. São eles: Eni P. Orlandi, com o artigo “Métaphores de la lettre: écriture, graphisme”; Claudia C. Pfeiffer com “Ville, sujet et langue scolarisés”; Mónica G. Zoppi-Fontana escreve “Sujets (in)formels. Désignation dans les médias et subjectivation dans la différence”; Suzy Lagazzi-Rodrigues traz o trabalho “Stations dans la discursivité sociale: alternance et fenêtres” e Eduardo Guimarães encerra a publicação com “La marque du nom”. A apresentação da coletânea é de Eduardo Guimarães e Eni Orlandi.

E ainda, em maio deste ano, Eduardo Guimarães – atual coordenador do Labeurb – lançou seu livro “Análise de texto” pela RG Editores.

Já sobre eventos, entre os dias 30 de junho e 1º de julho de 2011 os Laboratórios Corpus (UFSM) e Labeurb (UNICAMP) promoveram o Primeiro Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso: “Dispositivo teórico e analítico, filiações, desdobramentos e perspectivas”, como uma homenagem à Profa. Eni P. Orlandi, por suas contribuições na área da Análise de Discurso.

Ideias sem teto e arte-fatos políticos: encontros in-prováveis” foi o tema do Fórum Permanente de Arte e Cultura ocorrido no dia 02 de junho, no Centro de Convenções, com base em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), ambos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Labeurb) da Unicamp.

Outra realização do Labeurb foi o Projeto Barracão, que deu início às suas atividades no bairro Eldorado dos Carajás com a oficina de cinema Mostra Mulheres. O “Barracão: Eldorado dos Carajás” é um projeto de extensão desenvolvido pelo Labeurb e coordenado pela pesquisadora Cristiane Dias, financiado pelo MEC e FAEPEX através do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJR), da Unicamp, que contemplou o projeto Barracão com três bolsistas. O projeto terá duração inicial de um ano e desenvolverá várias oficinas com os moradores desta comunidade.

Pesquisadores do Labeurb também participaram de eventos nacionais e internacionais.  Eduardo Guimarães, Claudia Pfeiffer, Carolina Zucolillo, e Cristiane Dias estiveram no “V Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura”, promovido pelo Centro de Estudo e Pesquisas em Linguagem e pelo Mestrado em Linguística da Unemat, entre 19 e 22 de junho, em Cáceres.

Marcos Barbai ainda esteve entre os dias 11 e 12 de junho de 2011 no V Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (ENAPOL) e do XVII Encontro Internacional do Campo Freudiano – “A saúde para todos, não sem a loucura de cada um”, apresentando o trabalho “Dos sucessos e dos fracassos em educação: por um saber que não se aprende”, na mesa temática Psicanálise e Escola. Em 25 de agosto também participou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Três Lagoas, do II GELCO (Encontro Regional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste). Nos dias 16 e 17 de junho, Claudia Pfeiffer, por sua vez, coordenou junto com Mariza Vieira da Silva (UCB) o simpósio "O ensino da língua portuguesa na história das idéias linguísticas", dentro do Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Uberlândia. De 28/08 a 02/09 Claudia Pfeiffer também participou do 12º. ICHOLS (International Conference on the History of the Language Sciences) em Saint Petersburg com o trabalho “Associations de Lettres et Linguistique: parcours de l’institutionalisation de la Linguistique au Brésil”. E a pesquisadora Carolina María R. Zuccolillo esteve, entre 29 de julho e 07 de agosto, no III Foro Internacional del Bicentenário, em Assunção (Paraguai), organizado pela Comisión Nacional de Conmemoración del Bicentenario de la Independencia del Paraguay, vinculada ao Ministério da Cultura com o apoio da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI). A Profª Drª Eni Puccinelli Orlandi foi convidada para fazer parte do Grupo de Trabalho Internacional sobre promoção do Multilinguismo, nomeado pelo secretário geral da OIF e do qual fazem parte representantes da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. A primeira reunião do GT deu-se em Lyon nos dias 10 e 11 de junho de 2011, reunião na qual Eni esteve presente.

Claudia Pfeiffer também está oferecendo pela primeira vez, junto com Carlos Corrêa (docente da FCM/Unicamp), um curso de Introdução à Análise de Discurso no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Este curso é resultado da parceria entre os dois pesquisadores, desde 2004, dentro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Políticas da Saúde (GIPS) do Labeurb.

O último evento promovido pelo Labeurb contou com a presença da linguista e professora Marie-Anne Paveau, do Centro de Estudo dos Novos Espaços Literários (Cenel), da Universidade de Paris XIII. Paveau é um dos principais nomes da escola francesa de análise do discurso. Ela abriu no dia 13 de setembro a Jornada Internacional “Discurso, sujeito e sentidos”. O evento também teve a participação de pesquisadores do Labeurb e IEL, como Cristiane Dias, Claudia Pfeiffer, Mônica Zoppi-Fontana, Marcos Babai, Susana Dias, Greciely Cristina da Costa, além de José Horta Nunes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Rio Preto).


Número 17 - Novembro 2011
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha