Revista Rua


Notícias Labeurb

O primeiro semestre de 2012 foi de grande importância ao Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp. Desde novembro de 2011, quando o Labeurb promoveu o Seminário "A Cidade Fala", inaugurando o Auditório do novo prédio do órgão, cresce a organização de eventos no próprio Laboratório. Dentre eles, ainda durante o mesmo seminário, ressalta-se o lançamento do livro “Análise de Discurso no Brasil: Pensando o Impensado Sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi”, organizado por Eduardo Alves Rodrigues, Gabriel Leopoldino dos Santos, Luiza Katia Andrade Castello Branco.

Na ocasião, o Labeurb também publicou mais um número da sua Série Escritos. A Série tem o objetivo de publicar pesquisas e traduções de artigos que sejam fundamentais para o desenvolvimento da área Saber Urbano e Linguagem. O número 10 da Série Escritos, “Cidade, Cultura e Corpo: a velocidade do mundo” traz os resultados de reflexões da pesquisadora Cristiane Dias. 

O Labeurb iniciou suas atividades externas, já utilizando as novas instalações, em abril de 2012 com o Seminário Aberto "A fronteira sócio-espacial dos bambas: o samba malandro no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX". O seminário foi realizado por Julia Cossermelli de Andrade, que desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado sobre os conflitos urbanos lidos através das canções populares.

Foi aprovado, em abril de 2012, o Acordo de Cooperação Científica Internacional entre o Labeurb-Nudecri e o Laboratório Cresson (Centre de recherche sur l'espace sonore et l'environnement urbain), da Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble, França. O referido Acordo, coordenado pelos pesquisadores Jean-Paul Thibaud (Cresson) e Carolina Rodríguez (Labeurb), vem formalizar as relações de pesquisa mantidas entre ambas as equipes há alguns anos, as quais giram em torno da discussão sobre a noção de ambiência urbana, realizada juntamente com pesquisadores da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Os pesquisadores do laboratório também participaram de muitos eventos neste início de 2012.

A pesquisadora Carolina Rodríguez participou do Colóquio Internacional Anual da Société d'Histoire et Épistemologie des Sciences du Langage (SHESL) - “Linguistiques d’intervention. Des usages socio-politiques des savoirs sur le langage et les langues”, realizado em Paris, França, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2012. Carolina apresentou na ocasião a comunicação intituladaDo monolinguismo coercitivo dos Estados nacionais às políticas da diferença: Observações sobre a noção de etnicidade na sociologia da linguagem”. O trabalho é resultado de suas pesquisas sobre políticas de língua realizadas no quadro do projeto temático “A Produção do Consenso nas Políticas Públicas Urbanas: Entre o Administrativo e o Jurídico”, já concluído, que teve financiamento da FAPESP.

Em março, a Profª Drª Eni Puccinelli Orlandi participou do “Colóquio Internacional em Homenagem a Jean Peytard: Um precursor no campo da linguística discursiva”, em Mariana (MG), fazendo a conferência inicial, com o título "Jean Peytard: o exercício da Transversalidade". Em sua conferência, a pesquisadora mostrou a importância de J. Peytard na formação de R. Ilari, H. Osakabe, C. Vogt e L. B. L. Orlandi em seus estudos em Linguística e Literatura, ministrados por Peytard em Besançon. Indicou também razões pelas quais Peytard pode ser considerado um precursor da análise linguística do discurso. Além disso, explorando a tradução e adaptação do livro “Linguistique et enseignement du français” de J. Peytard e M. Genouvrier, feita por R. Ilari, e publicada em Coimbra, Eni Orlandi expôs como Peytard mostra a importância da linguística não como aplicação ao ensino, mas como teoria que permite discutir os pressupostos de teorias da língua subjacentes aos diferentes métodos de seu ensino e as consequências que daí derivam.   A pesquisadora ainda fez a conferência “As línguas no plural”, na Jornada das Políticas Lingüísticas da UFSCar, expondo a questão do multilinguismo na contemporaneidade, tratando dessa questão pelo deslocamento de sua reflexão do modo sociolinguístico para o modo discursivo; e a conferência “Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio”, na I Jornada Nacional "Sentidos em Fuga" da Univás. Sua proposta foi levar à reflexão da questão da deriva, dos efeitos metafóricos, distinguindo-os do que chama fuga de sentidos, mobilizando para isso a noção de metáfora, de polissemia e de silêncio. O princípio de sua reflexão está na afirmação de que os sentidos não são exatos. Ambas as conferências foram realizadas em maio de 2012.

A pesquisadora Claudia Pfeiffer participou, no dia 14 de fevereiro de 2012, do VII “Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp - Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades” - com a apresentação intitulada "Políticas Públicas: Educação e Linguagem", no GT Memória e Políticas Públicas. Em seu trabalho, a pesquisadora procurou mostrar que um dos fortes efeitos de sentido das políticas de ensino, assim como de todas as políticas sociais, é configurar-se, no imaginário, como importante instrumento que busca amenizar as desigualdades originadas no mercado. A partir dessa compreensão, Claudia Pfeiffer procurou mostrar que a formulação dessas políticas se sustenta pelo gesto da adaptação, por uma demanda histórica pela “capacidade de adaptação” que estabiliza a sociedade capitalista tal como é. Nesse sentido, a pesquisadora enfatizou que a autonomia e liberdade do indivíduo só podem ser pensadas e estabilizadas porque estamos em uma sociedade capitalista, que atualiza sua memória por diferentes materialidades. E uma das formas mais contundentes dessa atualização se dá pela apropriação do discurso científico pelo Estado, seja na forma de política governamental, seja na forma de organizações não governamentais. Sua compreensão indica que resulta desse gesto da adaptação o pragmatismo tomado pelo contorno da universalização respaldada na reivindicação da diferença.

Cristiane Dias, coordenadora adjunta do Labeurb e pesquisadora, participou do 1º “Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura” (EDICC), ocorrido em março na Unicamp e da 2ª “Jornada Internacional de Estudos do Discurso” (JIED). Ainda em março a pesquisadora proferiu a aula inaugural do Mestrado em Ciências da Linguagem, da UNIVAS. Na ocasião, a pesquisadora apresentou suas reflexões sobre a relação de sentidos entre linguagem e tecnologia, mostrando como a progressão histórica da relação linguagem-pensamento-mundo passa pela verbalização e vai se constituindo discursivamente e se inscrevendo na história pela mediação da tecnologia.   

Eduardo Guimarães, coordenador do Labeurb, participou do encerramento do evento ABRALIN EM CENA (Encontro da Associação Brasileira de Linguística), em 23 de abril, na Universidade Federal do Mato Grosso, apresentando conferência intitulada “Ler um texto: uma perspectiva enunciativa”. O Prof. Eduardo participou também do Seminário Enunciação e materialidade linguística, na UFMG, nos dias 14 e 15 de junho, com a conferência de encerramento "Regularidades das Línguas e Agenciamento Enunciativo".

Ainda no final deste semestre de 2012, há a participação da professora e pesquisadora Eni Orlandi no Fórum Internacional de Promoção do Multilinguismo que acontecerá em Quebec, no Canadá, nos dias 2,4,5 e 6 de julho.A pesquisadora fará parte da conferência de abertura, junto a um conjunto de pesquisadores, sobre os 5 espaços linguísticos: lusofonia, francofonia, hispanofonia, anglofonia e arabofonia, em suas convergências e divergências. É um grande evento de que participarão pesquisadores do mundo todo.

O corpo de pesquisadores do Laboratório de Estudos Urbanos também teve importante produção bibliográfica no período de janeiro a junho de 2012.

A mais importante delas refere-se ao livro "Análise de Discurso - Michel Pêcheux". Publicado no início de 2011 pela Editora Pontes, em junho de 2012 já completa sua terceira edição. Os textos, raros e/ou de pequena circulação, foram escolhidos pela Profa. Dra. Eni P. Orlandi e traduzidos por uma equipe de especialistas em análise de discurso. Também da pesquisadora Eni Orlandi, foi publicado o livro “Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia”, pela Editora Pontes, no início de 2012. O interesse do livro, segundo a autora, está em que se fazem aí, fundamentalmente, análises e não só explorações teóricas, ou melhor, é a análise que leva a reflexões teóricas e metodológicas.

Seguindo nas publicações, Eduardo Guimarães, coordenador do Labeurb, foi homenageado no nono número da Web Revista “Discursividade Estudos Lingüísticos”, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, edição na qual também se encontra o artigo de Eni Orlandi intitulado “Destruição e Construção dos sentidos: um estudo da ironia”.

Eni Orlandi ainda organizou um número especial da Revista do Departamento de Lingüística do IEL/Unicamp – Cadernos de Estudos Lingüísticos 53 (2) –, lançado em Dezembro de 2011, em que reuniu estudos sobre a cidade realizados pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Urbanos – Eduardo Guimarães, Eni Orlandi, Carolina Rodríguez, Cristiane Dias, Claudia Pfeiffer, Marcos Barbai, José Horta Nunes – e por dois pesquisadores convidados pela trajetória junto ao Labeurb – Mônica Zoppi e Pedro de Souza.

O Laboratório também recebeu, em 2012, no seu quadro de pesquisadores internos, através de concurso público realizado em junho de 2011, o Prof. Dr. José Horta Nunes, vindo da UNESP de São José do Rio Preto.


Número 18 - Junho 2012
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha