Revista Rua


Notícias Labeurb

   por Jorge Abrão

 

 Nesta edição da revista Rua (nº 18, volume II), trazemos as principais notícias do segundo semestre de 2012 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso) podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

No inicio desse período, em julho, Eni Orlandi, participou do Fórum Mundial de Multilinguismo "Os desafios dos grandes espaços linguísticos: convergências e divergências", em que se teve como objetivo mostrar um retrato das grandes áreas linguísticas no espaço global e destacar os desafios colocados pelas questões contemporâneas. Cristiane Dias apresentou o trabalho “A narratividade da Linha do tempo no Facebook”, durante o 60º Seminário do GEL que ocorreu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH da USP, em São Paulo. E os membros do Grupo de Trabalho de Análise do Discurso da ANPOLL, os pesquisadores Carolina Rodríguez-Alcalá, Claudia Pfeiffer, José Horta Nunes e Marcos Barbai, participaram do XXVII Encontro Nacional da ANPOLL Ocasião em que a pesquisadora Claudia Pfeiffer foi eleita coordenadora do GT de Análise do Discurso para o próximo biênio (2012-2014), em substituição a José Horta Nunes. Ainda em julho, o Labeurb recebeu Jorge Abrão, como novo membro de sua equipe, que assumiu a Coordenação Editorial da revista Rua.

Em agosto, Cristiane Dias, participou da I Jornadas Internacionales de Historia de la Lingüística, evento promovido pelo Instituto de Linguística da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na capital argentina. Eduardo Guimarães ministrou o colóquio “Espaço de Enunciação e acontecimento enunciativo” durante o evento promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Também em Minas Gerais, o coordenador do Labeurb proferiu a palestra “Regularidades das línguas e agenciamento enunciativo” durante o Seminário Enunciação e Materialidade Lingüística, promovido pela Faculdade de Letras da UFMG.

Já em setembro, Eni Orlandi proferiu a conferência “Sentidos em Fuga: efeitos da polissemia e do silêncio” como aula inaugural no início das atividades do segundo semestre do Laboratório Corpus da Universidade Federal de Santa Maria. Claudia Pfeiffer participou do X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento que ocorreu na Universidade Técnica de Lisboa, na capital portuguesa. O evento foi organizado pela Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação (LUSOCOM) e teve como proposta refletir sobre a comunicação no contexto multicultural do espaço lusófono. E encerrando este mês tivemos a presença de Marko Monteiro apresentando a conferência “Corpo e (bio)tecnologia: apontamentos sócio-antropológicos”, nos Seminários Abertos do Labeurb. Marko Monteiro é professor no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, e suas pesquisas compreendem os seguintes temas: antropologia da ciência e da tecnologia; culturas visuais da ciência; gênero, masculinidades e mídia; biotecnologias e o corpo; visualidade do corpo na ciência e na medicina.

Começamos outubro com o “Fórum Permanente - Linguagens e Cultura: Configurações Políticas do Público e do Urbano” em que se propôs instigar um debate sobre diferentes configurações políticas do público e do urbano através de suas proliferações em linguagens e culturas. O evento foi uma parceria do Labeurb com o Laboratório de Estudos Avançados (Labjor), sua programação contou com pesquisadores de ambos os laboratórios e se estendeu por dois dias. A tese “Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821 – 1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro” – escrita Giovanna Gertrudes Benedetto Flores, sob orientação da pesquisadora Claudia Pfeiffer e defendida no Programa de Doutorado em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp – recebeu menção honrosa na categoria doutorado da sétima edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF), concedido anualmente pela SBPJor, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Claudia Pfeiffer apresentou a palestra “Divulgação cientifica e ensino no discurso das mudanças climáticas”, na inauguração do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD) do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas. Pesquisadora do Labeurb também participou da mesa redonda com o tema Autorias, apresentando o trabalho “Processo de autoriação no espaço discursivo escolar”, na 16ª Jornada de Letras da Universidade Federal de São Carlos.

Com o objetivo de manter e disponibilizar o material para consultas ao público, o Centro de Documentação Urbana (CEDU) do LABEURB disponibiliza a partir de novembro de 2012 um acervo de dicionários de língua portuguesa, com obras do século XX e algumas dos séculos XIX e XVIII. O acervo reúne dicionários gerais e dicionários parciais (etimologia, sinônimos e antônimos, verbos, locuções, gírias, rimas e outros). Há também dicionários regionais, escolares e populares. No total são 133 dicionários impressos. O acervo foi doado pelo pesquisador do Labeurb José Horta Nunes, que começou a reunir as publicações em 1993, quando elaborava sua tese de doutorado sobre análise e história de dicionários de língua portuguesa no Brasil. Neste mesmo mês, ocorreu O XIX Seminário Corpus – 2012, que contou com a presença de Cláudia Pfeiffer, proferindo a palestra “Instrumentos Linguísticos, Ensino e Políticas Públicas: uma relação na História das Idéias Linguísticas” e participando da sessão Conversa com Pesquisador. O evento foi realizado pelo Laboratório Corpus – Estudo de Fontes da Linguagem, PPGL/UFSM, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O Projeto Barracão deu início ao Cineclube Nelson Mandela. uma das atividades propostas pelo Projeto Barracão, um projeto do Laboratório de Estudos Urbanos, com coordenação de Cristiane Dias, pesquisadora do Labeurb. As sessões do Cineclube Nelson Mandela acontecem todas as terças-feiras, às 20h00, no CRAS Nelson Mandela. E por fim o Labeurb promove o VII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem “Cidade, Linguagem e Tecnologia”. O evento, além de comemorar o aniversário de 20 anos do Labeurb, tem como objetivo discutir as relações entre linguagem, tecnologia e o espaço urbano.

Além das participações em eventos, nossa equipe de pesquisadores também participou de diversas publicações. Eduardo Guimarães e Cristiane Dias publicaram os capítulos “Metáfora e Argumentação” e “o Discurso da Inovação no ‘Processo’ de Significação de ‘Mudança’ na Sociedade de Informação”, respectivamente do livro Linguagem Acontecimento e Discurso, organizado por Neuza Zattar, Albano Dalla Pria e Edileusa Gimenes Moralis, lançado pela RG Editores. A mesma editora lançou o livro Fronteiras de Sentidos e Sujeito Nacionais, organizado por  Eliana de Almeida e Maria Inês Parolin,  que conta com a participação de Eduardo Guimarães com o capítulo “História e Política de Ciência em Torno dos Estudos Sobre Linguagem no Brasil”. Já os capítulos “Dizer no Espaço: Língua e processos de identificação” e “O Texto Escritos e as Práticas da Autoria e da Leitura em Guarani nas Missões Jesuíticas” foram escritos por, respectivamente, Claudia Castellanos Pfeiffer e Carolina Rodriguez-Alcalá.

Cristiane Dias lançou o livro "Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos)", em que analisa, a partir de uma perspectiva discursiva, o processo de constituição do sujeito e o modo de produção material da vida através e a partir das tecnologias digitais. Neste número, encontra-se a resenha de Maristela Saryan Cury sobre esse lançamento.

 

 


Número 18 - Novembro 2012
ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911

Conheça a Revista Rua

Editada pelo Laboratório de Estudos Urbanos reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de fenômenos próprios da cidade nos múltiplos espaços do político e do urbano. - Leia mais

Artes

Resenha