Uma proposta discursiva para a leitura de documentário no Ensino Fundamental

A discursive proposal for reading documentary at school


Ana Bibianne Boscov Braos*
Maristela Cury Sarian**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade a uma atividade de língua portuguesa constitutiva de um material didático que visa à leitura e produção de documentários. Projetado para o nono ano do Ensino Fundamental, foi desenvolvido no âmbito do ProfLetras Unemat Cáceres, enquanto produto de uma Dissertação de Mestrado. Para este artigo, selecionamos uma das atividades elaboradas, em que propusemos a leitura do documentário Pro dia nascer feliz, de João Jardim (2005). Textualizada a partir do recorte de cenas, buscamos criar as condições para que os alunos compreendessem os diferentes efeitos de sentido produzidos pela composição das diferentes linguagens em funcionamento no filme, sobretudo, no que diz respeito ao processo de produção de sentidos de educação, escola, professor e aluno.
Palavras Chave: Análise de discurso; Leitura fílmica; Escola; Língua portuguesa; Educação básica.



Abstract:

This paper aims to enhance the visibility of a given Portuguese Language activity which is part of a didactic material focused on reading and producing documentary films. Intended to be used by 9th grade students, it has been developed by ProfLetras Unemat Cáceres as a Master’s Thesis product. Concerning the present article, we have selected an activity in which we suggest that students read Pro dia nascer feliz (For a Better Day), a documentary film by João Jardim (2005). Based on selected scenes, we sought to create the conditions for students to understand the different effects of meaning produced by the composition of multiple languages at work within the film, with special attention to the process of producing meaning related to education, school, teachers and students.
Keywords: Discourse analysis; Film reading; School; Portuguese language; Basic education.





Para citar essa obra:
BRAOS, Ana Bibianne Boscov; SARIAN, Maristela Cury; Uma proposta discursiva para a leitura de documentário no Ensino Fundamental. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: 10.20396/rua.v30i1.8677005

--------------------------------------------------------------------

*Mestra em Letras pela Unemat. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3659-5435. E-mail: ana.bibianne@unemat.br.
**Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6344-5336. E-mail: maristelasarian@unemat.br.



REVIEW
resenha

ARTES
artes