Os jornais e a construção dos sentidos e representações da cidade
Newspapers and the construction of the senses and representations of the city
Miranice Moreira da Silva*
Resumo:
O artigo tem por objetivo discutir as possibilidades metodológicas do trato com os jornais no ofício historiográfico e as construções de sentidos e representações do que é noticiado. Essas reflexões são feitas a partir da análise de notícias sobre a micareta de Feira de Santana. A partir desse recorte, problematizo de que forma os jornais se apresentam também como construtores de sentidos para a cidade. O artigo foi dividido em duas partes, sendo a primeira uma reflexão sobre a forma e o conteúdo. Em seguida, discuto os jornais como agentes sociais e como isso problematizo como as coisas são ditas e que é silenciado, dentro de uma ação conjunta que imprime sentido a festa que a representa. Palavras Chave: Micareta; Fontes; Construção da notícia; Cidade.
Abstract:
The article aims to discuss the methodological possibilities of using newspapers in the historiographical profession and the constructions of meanings and representations of what is reported. These reflections are based on the analysis of news about the micareta in Feira de Santana. From this perspective, I problematize how newspapers also present themselves as constructors of meanings for the city. The article is divided into two parts, the first being a reflection on form and content. Then, I discuss newspapers as social agents and problematize how things are said and what is silenced, within a joint action that gives meaning to the festival they represent Keywords: Micareta; Sources; News construction; City.
Para citar essa obra: SILVA, Miranice Moreira da; Os jornais e a construção dos sentidos e representações da cidade. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/