Onde a sociedade abraça e esconde a arte: Vocação cultural e identidade cataguasense

Where society embraces and hides art: Cultural vocation and identity of the people from Cataguases


Inácio Manoel Neves Frade da Cruz*





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Resumo:

O presente artigo aborda a construção de uma história única (Adichie) referente à cidade de Cataguases/MG, na qual a arte opera como o principal meio para a reinvenção das tradições locais. Os conteúdos legitimadores da ideia da vocação cultural são insistentemente exumados de um passado mágico, instaurado por Humberto Mauro e por poetas da revista Verde, contribuindo para manter inalterada a desconformidade nas relações de poder entre os fazedores, expectadores e os patrocinadores da arte. A elaboração do estudo se deu a partir da consulta ao acervo público municipal, além da análise de textos sobre o aparato artístico-cultural local. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a condenação ao esquecimento de toda produção que não compactua com o mito da vocação cultural, isto é, daquilo que, no julgamento da sua elite cultural, foge a um desenho intelectualmente refinado de cultura e arte, apropriado ao arquétipo local. Orientado por uma perspectiva téorico-metodológica posicionada em contraponto à colonialidade (Seligmann-Silva, 2022a e 2022b; Segato, 2018 e 2021; Rufino, 2021) proponho inverter o olhar em direção à outra margem, em um espaço onde se concentram artistas populares com projeção local e nacional, todavia, não incluídos no inventário da cidade que se apresenta como o Berço do Cinema Brasileiro, ou mesmo como um Museu a céu aberto.
Palavras Chave: Cataguases; Identidade; Vocação cultural; Arte; Cidade.



Abstract:

This article addresses the construction of a unique history (Adichie) regarding the city of Cataguases/MG, in which art operates as the main means for reinventing local traditions. The contents that legitimize the idea of cultural vocation are insistently exhumed from a magical past, established by Humberto Mauro and poets from Verde magazine, contributing to keeping the nonconformity in power relations between makers, spectators and art sponsors unchanged. The study was prepared based on consultation of the municipal public collection, in addition to the analysis of texts about the local artistic-cultural apparatus. The objective of this work is to reflect on the condemnation to oblivion of all production that does not comply with the myth of cultural vocation, that is, that which, in the judgment of its cultural elite, escapes an intellectually refined design of culture and art, appropriate to the local archetype. Guided by a theoretical-methodological perspective positioned in counterpoint to coloniality (Seligmann-Silva, 2022a and 2022b; Segato, 2018 and 2021; Rufino, 2021), I propose inverting the gaze towards the other shore, in a space where popular artists with local and national projection are, however, not included in the inventory of the city that presents itself as the Cradle of Brazilian Cinema or even as an open-air Museum.
Keywords: Cataguases; Identity; Cultural vocation; Art; City.





Para citar essa obra:
CRUZ, Inácio Manoel Neves Frade da; Onde a sociedade abraça e esconde a arte: Vocação cultural e identidade cataguasense. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: 10.20396/rua.v30i1.8677000

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*Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7289-2966. E-mail: inacio.cruz@uemg.br.



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