Pesquisadoras participam do Simpósio Internacional "Língua, Discursos e Vulnerabilidade"

Na última semana, Cristiane Dias e Greciely Costa participaram do IX Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa e do VI Congresso da Associação Internacional de Linguística, realizados na Universidade da Madeira, em Funchal, Portugal, de 2 a 7 de setembro de 2024. O simpósio temático “Língua, discursos e vulnerabilidade” foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Cleci Venturini (Unicentro) e pela Profa. Dra. Gesualda Rasia (UFPR).

A participação no evento teve como foco a apresentação do trabalho intitulado “Processos de vulnerabilização, inteligência artificial e (re)produção de discursos”, com o objetivo de provocar uma discussão sobre como o digital produz vulnerabilidade.

Filiadas ao dispositivo teórico da Análise de Discurso, as pesquisadoras propõem compreender as tecnologias digitais como condição de produção dos discursos, um espaço de instauração de sentidos e constituição de sujeitos, no qual se estabelecem relações entre línguas, sociedade e história.

Ao apresentar essa reflexão em um evento internacional, as pesquisadoras buscam ampliar o debate sobre os efeitos das tecnologias digitais nas práticas discursivas e nas relações de poder, além de aprofundar a reflexão sobre um tema que atravessa os continentes, especialmente no que diz respeito às relações linguísticas e geopolíticas.