Coordenação | Claudia Pfeiffer |
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Equipe | Claudia Pfeiffer, Eni Orlandi, Carolina Rodríguez, Cristiane Dias, Carlos Correa, Adriano Lora, Beth Lello. |
Financiamento | |
Convênio | |
Data de início | 2005 |
Data de término | 2010 |
DescriçãoBusca-se pensar sobre o lugar discursivo do sujeito brasileiro construído pela escolarização e, mais especificamente, sobre o sujeito de uma língua nacional. O recorte consiste em pensar este lugar a partir da institucionalização da língua nacional. Um desses espaços de institucionalização, sem dúvida nenhuma, é a escola; e um de seus principais instrumentos de gramatização configura-se nos "manuais didáticos". O espaço desses manuais conforma, de modos diversos, sentidos para o que seja bem-dizer uma língua, mais precisamente, configura as possibilidades de identificação entre o sujeito e uma "sua" língua nacional. Esses manuais constituem, assim, um dos lugares de constituição do que vem a ser chamado de dizer escolarizado. Esse dizer escolarizado estrutura-se a partir de uma relação litigiosa entre o saber pedagógico e o saber científico, no interior de uma história das idéias lingüísticas no Brasil.