Manual do Português no Séc. XIX


Coordenação Claudia Pfeiffer
Equipe Claudia Pfeiffer, Eni Orlandi, Carolina Rodríguez, Cristiane Dias, Carlos Correa, Adriano Lora, Beth Lello.
Financiamento
Convênio
Data de início 2005
Data de término 2010
Descrição

Busca-se pensar sobre o lugar discursivo do sujeito brasileiro construído pela escolarização e, mais especificamente, sobre o sujeito de uma língua nacional. O recorte consiste em pensar este lugar a partir da institucionalização da língua nacional. Um desses espaços de institucionalização, sem dúvida nenhuma, é a escola; e um de seus principais instrumentos de gramatização configura-se nos "manuais didáticos". O espaço desses manuais conforma, de modos diversos, sentidos para o que seja bem-dizer uma língua, mais precisamente, configura as possibilidades de identificação entre o sujeito e uma "sua" língua nacional. Esses manuais constituem, assim, um dos lugares de constituição do que vem a ser chamado de dizer escolarizado. Esse dizer escolarizado estrutura-se a partir de uma relação litigiosa entre o saber pedagógico e o saber científico, no interior de uma história das idéias lingüísticas no Brasil.