O sistema de buscas

As buscas na bvCLB podem ser feitas seguindo os seguintes critérios: idioma, tipo de obra (gramática, dicionário, ...), autor, título, edição, ano de publicação, palavra-chave, palavra/expressão no texto completo.

As buscas podem ser simples ou avançadas. Na busca simples, apenas um dos itens acima poderá ser selecionado; na busca avançada todos os critérios podem ser combinados.

A busca multilíngüe poderá ser feita em relação às palavras-chaves. O usuário poderá, por exemplo, procurar o termo “gramática” em português, em russo (“Грамматика”), em francês (“grammaire”) ou em inglês (“grammar”), que encontrará todas as obras que foram indexadas de acordo com essa palavra-chave, independentemente da língua original em que foram escritas.

As buscas nos textos completos das obras seguirão um sistema de relevância por níveis, que indicarão a ordem em que os resultados das buscas serão afixados:
1º) título da obra,
2º) título dos capítulos,
3º) título dos sub-capítulos (quando houver),
4º) corpo dos textos.
Por exemplo, na busca pelo termo “ortografia”, as obras que tenham essa palavra no título serão afixadas em primeiro lugar, seguidas daquelas em que a palavra conste no título dos capítulos, dos sub-capítulos e, finalmente, no corpo dos textos.

.

 

Leia Mais:
     - As páginas em espelho
     - Os arquivos

Login





Busca