Verbetes:

lesbofobia

Dantielli Assumpção Garcia


 

Homofobia – Transfobia – Sexualidade – Gênero

Lesbofobia ou Lesbifobia pode ser definida como uma fobia às mulheres homossexuais, lésbicas. Vista como uma derivação da fobia a homossexuais, a lesbofobia tem suas particularidades.

Conforme Borrillo (2009, p. 22-23), “a lesbofobia consiste em uma especificidade no cerne de outra: a lésbica sofre pelo fato de ser mulher e pelo de ser homossexual. Diferentemente do gay, ela acumula discriminações contra o sexo e contra a sexualidade.”

A lesbofobia é colocada também como uma derivação do machismo, uma vez que busca negar a identidade e o desejo da mulher homossexual, tentando silenciá-la e interpelá-la a ocupar a posição de objeto de prazer masculino. Para Borrillo (2009, p. 23), há uma depreciação ainda mais forte em relação à mulher lésbica do que em relação ao homem gay, isto “reflexo de uma misoginia que, ao fazer da sexualidade feminina um objeto de desejo masculino, torna impensáveis as relações erótico-afetivas entre mulheres”.

Na Wikipédia, define-se lesbofobia como as “várias formas de negatividade em relação às mulheres lésbicas como indivíduos, como um casal ou como um grupo social. Com base nas categorias de sexo ou gênero biológico, orientação sexual, identidade lésbica e expressão de gênero, esta negatividade engloba preconceito, discriminação e abuso, além de atitudes e sentimentos variando de desdém à hostilidade”.

A lesbofobia pode ser vista também como uma manifestação do sexismo vigente na sociedade patriarcal, o qual violenta a mulher seja ela homo ou heterossexual.

Definir lesbofobia nos leva a pensar no funcionamento da sociedade. Sendo nossa sociedade heteronormativa, patriarcal, a homossexualidade feminina pode ser vista como algo que intenta contradizer o funcionamento social e resistir às imposições do discurso dominante machista, na tentativa de fazer circular dizeres das “ideologias dominadas”, o qual coloca a mulher como sujeito desejante e esse desejo é o desejo por outra mulher.

 

Referências Bibliográficas

BORRILLO, D. A homofobia. In: LIONÇO, T.; DINIZ, D. (Org.). Homofobia & educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres; EdUnB, 2009.

Lesbofobia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/lesbofobia. Acesso em: 03 dez. 2014.