Você está em: Labeurb

Novo projeto do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) prevê atividades culturais na região do Ouro Verde em Campinas
22/11/2010
              Tem início em dezembro deste ano, através de proposta aprovada no Edital nº 5 Proext 2010 – Programa de Extensão Universitária – MEC/SESu, o primeiro projeto de extensão financiado do LABEURB (Laboratório de Estudos Urbanos), chamado “Barracão: Eldorado dos Carajás”. Ele será desenvolvido sob coordenação da Profª Drª Cristiane Dias, contando com a forte atuação dos pesquisadores do LABEURB, docentes, pós-graduandos e funcionários a ele vinculados e prevê a realização atividades educativas que terão como finalidade a produção de material artístico sobre o Núcleo Residencial Parque Eldorado dos Carajás e seus moradores.
              O núcleo nasceu de uma ocupação em 1996, na região do Ouro Verde, em Campinas, e carrega em seu nome a memória do violento “Massacre dos Carajás”, ocorrido no Pará em 17 de abril de 1996, num acampamento de sem-terra no município de Eldorado de Carajás. Nesse episódio foram assassinados 19 sem-terra.
              Este projeto de extensão envolve, de um modo geral, toda a comunidade do Núcleo Eldorado dos Carajás, especialmente, professores da rede pública que atuem na região, jovens entre 14 e 25 anos, mulheres da comunidade e crianças entre 7 e 13 anos. Tem como alicerces, além da pesquisa a ser desenvolvida, as oficinas que serão ministradas, configurando a extensão e o ensino. Agregado aos aspectos anteriores, o projeto contempla também o âmbito político, que compreende a significação e ressignificação feita pelos sujeitos de suas histórias de vida e dos espaços sociais nos quais eles se inserem e dos quais estão excluídos, colocando-os em confronto com sua realidade e seus lugares, e buscando novos sentidos para os mesmos.
              Mas, a relação estabelecida entre o Labeurb e o Núcleo Eldorado dos Carajás não é exclusiva deste novo projeto. Ela vem desde 2008, quando os representantes dos moradores desse Núcleo foram convidados para participar de um programa do Labeurb chamado Conversa de Rua, do qual decorreu a construção de um barracão no núcleo, onde serão realizadas as atividades do atual trabalho junto a esta comunidade.
              Mais do que uma atuação de inclusão social utilizando-se de uma infra-estrutura – o barracão – para realização de atividades, o objetivo desse projeto é “transformar essa infra-estrutura num lugar de produção de sentido e de conhecimento; fazer do barracão um espaço simbólico de produção de sentidos, e isso implica fazer simbolizar a cidadania, pela produção do conhecimento”.