Você está em: Labeurb

Labeurb e Instituto de Lingüística e de Ciências da Linguagem da Universidade de Lausanne desenvolvem projeto "Discurso sobre a língua", no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Cultural entre a Unicamp e a Universidade de Lausanne, Suíça
23/04/2008

Em uma nova etapa, o Labeurb dá continuidade ao Projeto desenvolvido no âmbito do Acordo de Cooperação entre a Unicamp e a Universidade de Lausanne, Suíça. Sob coordenação da Profa. Eni Orlandi, no lado brasileiro, e do Prof. Patrick Sériot, no lado suíço. O intercâmbio tem o objetivo de possibilitar trocas entre o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), do Núcleo do Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), e o Instituto de Lingüística e de Ciências da Linguagem da Universidade de Lausanne, Suíça, dando continuidade a uma relação que já vem acontecendo desde os anos 90.

A vontade de regularizar tais trocas decorre, portanto, de contatos já existentes e de visitas de pesquisadores de ambas as instituições, que desejam e reconhecem como necessário ampliar as possibilidades de intercâmbio. Este intercâmbio tem como meta aprofundar o conhecimento das relações entrecruzadas de diferentes aspectos da ciência da linguagem na Europa do Oeste, na Europa do Leste e na América Latina, com especial atenção ao Brasil, tomando como ponto de apoio os discursos sobre a língua e verificando os possíveis reflexos desse conhecimento sobre o estudo do discurso urbano, das diferentes formas de vida urbana e seus sentidos.  Neste caso, a equipe envolvida no projeto pesquisa como, na cidade, se fala sobre a língua.

O método de análise do projeto alia conhecimentos da história das idéias lingüísticas, conhecimentos lingüísticos, enunciativos e discursivos. A proposta é trabalhar com a noção de “compreensão entrecruzada”, tomada em seu alcance epistemológico, relacionando o modo como noções das ciências da linguagem sofrem deslocamentos ao migrar de um espaço para outro. A equipe busca compreender o discurso sobre a língua na construção identitária fundada sobre uma pseudo-homogeneidade da nação em torno da língua, procura também traçar os contornos do percurso da noção de sujeito em Pêcheux/Bakhtine e Benveniste, relacionando a história desse conhecimento com as sociedades latino-americanas e européias - tomadas pela história, em suas diferenças e semelhanças.