Você está em: Labeurb


Telma Domingues da Silva
Cargo: Professora colaboradora da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS.
Titulação: Ph.D, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 2005.
E-mail: telmadds@gmail.com
Telefone: 55 19 3521-7900


TELMA DOMINGUES DA SILVA é doutora em Lingüística pela Unicamp e trabalha com os temas da mídia e da ecologia a partir da teoria da análise de discurso.

Desenvolveu no decorrer de suas atividades acadêmicas pesquisas voltadas para a imprensa e a televisão brasileira. Nesse âmbito, tem procurado compreender a mídia através das determinações que agem na produção do discurso jornalístico e na concepção da área das Comunicações como área disciplinar de profissionalização sobre a circulação das linguagens verbais e não-verbais.

Desenvolve atualmente no Laboratório de Estudos Urbanos projeto que aborda o discurso ecológico agindo (produzindo sentidos) na legislação brasileira (através da noção de patrimônio, com as áreas protegias), no mercado (por meio da qualificação das empresas e do consumo pela sustentabilidade) e na educação (através dos PCNs e da educação ambiental de maneira geral). O discurso ecológico é compreendido como um discurso urbano, ou seja, como um discurso que se produz constituindo (e constituído por) uma posição sujeito- urbano, considerando-se por exemplo o conhecimento técnico-científico aí pressuposto.


Conheça a equipe de pesquisadores