Você está em: Labeurb


Ana Sílvia Couto de Abreu
Cargo: Professor Adjunto I - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Titulação: Doutora, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
E-mail: anaabreu@ufscar.br
Telefone: 55 16 3351-8668


Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade de Taubaté (1985), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação (subárea Tecnologia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência nas áreas de Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa; processos de autoria; formação de professores; Educação a Distância; Governança da Internet.
 
Sua tese de doutorado – Escola e Escola on-line: alguns efeitos do discurso pedagógico midiatizado – teve como objetivo refletir sobre a relação entre tecnologia e educação, na sociedade atual, mediante a análise do funcionamento de uma revista impressa, a Escola, e de um site, o Escola on-line, trazendo os efeitos desse funcionamento da mídia para a área educacional. Assim, aspectos ligados à formulação e à circulação da Revista e do Site são postos em destaque, chegando-se à compreensão de uma imagem que se estabelece do professor, do conhecimento e da ciência, hoje. 
 
Atualmente, desenvolve, no Labeurb, o projeto de pesquisa Governança da Internet – Seus Discursos e Efeitos nos Sentidos de Tecnologia, Democracia e Sujeito, bem como o projeto de pesquisa Disputas Terrritoriais no Espaço Urbano e no Digital – Os Direitos Autorais, no âmbito do grupo de pesquisa e-urbano.


Conheça a equipe de pesquisadores