Revista Rua


Do silêncio angustiante aos sentidos desviantes: Subversão discursiva na microesfera do exercício de poder
(Of the silent distressing to the senses deviant: Discursive subversion in the microsphere of the exercise of power)

[Camila Targino e Souza, Cristina Teixeira Vieira de Melo] 
* Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Campus Recife: Av. Prof. Moraes Rêgo, n. 1235, Cidade Universitária, CEP 50670-901, Recife-PE. Fone: 55-0xx081-21268000. E-mail: milatargino@gmail.com
** Doutora em Lingüística pelo IEL ? Unicamp. Professora adjunta I do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. E-mail: cristinademelo@terra.com.br

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Para citar essa obra:
SOUZA, Camila Targino e; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Do silêncio angustiante aos sentidos desviantes: Subversão discursiva na microesfera do exercício de poder . RUA [online]. 2009, no. 15. Volume 1 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
A coleção Francisco Rodrigues de fotografia, pertencente à Fundação Joaquim Nabuco, é conhecida por guardar a memória visual das famílias dos senhores-de-engenhos do Brasil do final do século XIX e início do século XX. A partir da análise de uma imagem específica desta coleção, em que uma mulher branca com uma criança negra no colo é retratada no jardim externo de um sobrado, mostramos o confronto discursivo travado entre a sociedade patriarcal escravocrata e outros discursos que lhe eram opositores, como o discurso abolicionista e o da insubordinação feminina. Para tal análise, agenciamos em especial o conceito de formação imaginária (Pêucheux, 1993) e o de resistência (Foucault, 2006). Também, a partir de uma abordagem discursiva, discorremos sobre a própria materialidade fotossensível usada para imprimir a imagem em foco, no caso, uma albumina. Esta tecnologia perseguiu o desejo de registrar com precisão o ?real? e atestar a verdade das coisas, em consonância com o pensamento de base iluminista. Ao final, a análise mostra que o diálogo entre a materialidade mesma da fotografia e a representação imagética aponta para uma série de confrontos discursivos que desestabilizam a ordem vigente.  
Palavras Chave: fotografia oitocentista, sociedade escravocrata, formação-imaginária, resistência discursiva  
 
Abstract:
The Francisco Rodrigues photography collection, owned by the Joaquim Nabuco Foundation, is known to keep a visual memory of the Brazilian sugar lords' families from the late nineteenth century to the beginning of the twentieth century. From the analysis of a specific in this collection, in which a white woman with a black child on her lap is portrayed in the garden outside a loft, we show the discursive confrontation between the slavery patriarchal society and other discourses which were opponents, as the discourse of slavery abolition and the female insubordination. For this analysis, we use in particular the concept of imaginary positions (Pêucheux, 1993) and resistance (Foucault, 2006). Also, from a discursive approach, talk about the photosensitive material used to print the image in focus, in this case, the albumin. This technology pursues the desire to record accurately the "real" and certify the truth of things, in line with a base of enlightenment thought. Finally, the analysis shows that the dialogue between photograph materiality and imagery representation points to a series of confrontations that destabilize the discursive order.  
Keywords: photography, slavery society, imaginary positions, discursive resistance