Revista Rua


Wikileaks: Discurso e confidencialidade em arquivos
Wikileaks: Discourse and confidentiality in files

Andressa Carvalho Silva-Oyama

por Chris Anderson - no canal TEDtalks[3] - a Julian Assange. Esse canal apresenta sua definição como sendo uma comunidade global que acolhe pessoas de todas as disciplinas e visa divulgar o que nomeiam como “ideias que valem compartilhar”. Com esse objetivo, estabelece como seu interlocutor “o mundo” que, no caso, seria o mundo internauta. Por fim, também foi separada para análise a definição da Wikipédia[4] sobre Wikileaks. Esse site, amplamente conhecido, é de edição livre e voluntária. Tem como objetivo ser uma enciclopédia virtual que difunde informações também para o universo em rede. Como não há “um” sujeito - único e exclusivo - para a edição, é marcada pelo estatuto de construção coletiva de conhecimento.
A análise apresentada neste trabalho partiu dos discursos de cada um desses meios midiáticos sobre o tema. Verificou-se quem são os sujeitos, para quem falam, o que falam, sobre o que falam e a partir de qual posição. Desse modo, também foram observados os efeitos de sentido que poderiam ser gerados em cada caso. Assim, por meio do corpus citado, busca-se verificar como se configuram os discursos sobre os sujeitos e sobre o objeto desse discurso, a saber, informações sigilosas.
 
3. Condições de produção: o que é Wikileaks
 
Diante da repercussão que teve o site com a sua divulgação de informações sigilosas, vários foram os meios midiáticos que versaram sobre o tema. O embate lançado entre informação e confidencialidade levou a discursos diversos, cada um segundo um posicionamento discursivo. O lugar Wikileaks é apresentado pela Wikipédia Brasil como um site que se dedica a publicar informações vazadas. Já nessa definição, encontra-se uma caracterização do discurso como algo que teria inconsistência material, dado que vaza. A posição, então, é a de que esse discurso seria realmente algo que não “coube”, que “vazou” ou “escapou” de seu espaço de circulação, de sua simetria enquanto produtor de sentidos em uma determinada configuração social. Ressalta-se que antes da descrição, expõe-se uma nota:
 
Nota: WikiLeaks não está associado à Wikipédia nem à Wikimedia Foundation.


[3] Sigla de Technology, Entertainment, Design. Acesso em 19 de fevereiro de 2011.
[4] Acesso em 18 de fevereiro de 2011.