Revista Rua


Rumores e sabores de uma feira: Culinária popular e cosmopolitismo banal em Cuiabá
The rumours and flavours of a fair: Popular cuisine and banal cosmopolitanism in Cuiabá

Yuji Gushiken, Lawrenberg Advíncula da Silva e Adoniram Judson Almeida de Magalhães

Na unidade de cada barraca que se instala na feira da Boa Esperança afirma-se a existência de elementos culturais em suas já difusas identidades. As diferenças culturais, no caso, não tornam as unidades alheias umas às outras. Pelo contrário, a diversidade é reconhecida e produz a existência de todos os registros culturais numa condição minoritária. No plano econômico e identitário, essa condição minoritária é o que há em comum entre os trabalhadores da feira gastronômica da Boa Esperança: pequenos comerciantes em busca da reinvenção do mundo do trabalho. Porém, mais que atribuição de valor econômico ao espaço, reinventam a vida simbólica no espaço urbano que passa a ser espaço de convivência e sociabilidade.
O que é novo na cultura contemporânea não é a “mistura forçada”, mas a percepção, a auto-consciência, a reflexão, a imposição política e o reconhecimento público mundial da mistura (BECK, 2005). Na discreta feira da Boa Esperança há a percepção de que a pequena comunidade que se forma em torno do trabalho coletivo e das práticas gastronômicas populares exige não apenas a lida com a diferença cultural, mas a percepção também da consciência de que constituir uma comunidade e reinventar os espaços de sociabilidade na cidade conjugam-se com produção simultânea da existência simbólica e econômica.

Referências bibliográficas
 
APPADURAI, Arjun. 2005. Modernity at large: Cultural dimensions of globalization. Minesota: Minesota University Press.
 
BHABHA, Homi K. 1998. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.
 
BAKHTIN, Mikhail. 1996. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. Brasília: EdUnB.
 
BRANDÃO, Gilbert Anderson. 2007. Sírios e libaneses em Cuiabá: Imigração, espacializações e sociabilidade. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Mato Grosso.
 
BARROZO, João Carlos. 2007. Em busca da pedra que brilha como estrela: Garimpos e garimpeiros do Alto Paraguai-Diamantino. Cuiabá: EdUFMT.
 
BECK, Ulrich. 2005. La mirada cosmopolita o la guerra es la paz. Trad. Bernardo Moreno Carillo. Barcelona: Paidós.