Revista Rua


Nomes de estados brasileiros em ruas e avenidas de Pontes e Lacerda: Sentidos de urbanização do/no extremo oeste brasileiro
Names of Brazilian states in streets and avenues of Pontes e Lacerda: senses of urbanization of/in Brazilian west

Divino Alex Rocha de Deus

diálogo com a Análise de Discurso[1] e inclui a história nos estudos enunciativos. Desse modo, o linguista toma a “enunciação como um acontecimento no qual se dá a relação do sujeito com a língua”(2005, p. 8). Aqui o sujeito não é a pessoa empírica que se põe a falar, pois, para o autor, “enuncia-se enquanto ser afetado pelo simbólico e num mundo vivido através do simbólico” (idem, p.11).
A partir dessa conjuntura, Guimarães, além de considerar que o sentido da enunciação se dá pelo colocar a língua em funcionamento, considera também que esse acontecimento de linguagem se realiza como diferença na sua própria ordem, na medida em que “o acontecimento é sempre uma nova temporalidade, um novo espaço de conviviabilidade de tempos, sem o qual não há sentido, não há acontecimento de linguagem, não há enunciação”(idem, p.12). Nessa perspectiva, é o acontecimento de linguagem que recorta um passado memorável e instaura um presente que está sempre em projeção para o interpretável, portanto, um presente com latência de futuro.
A partir dessa concepção de funcionamento da linguagem, um novo tratamento para a questão dos nomes próprios, como nomes de ruas, passa ser visto por Guimarães. Assim, “a nomeação de ruas é sempre uma enunciação a partir de outra enunciação” (idem, p. 47).  Isto implica dizer que a nomeação de ruas é pensada como a enunciação que retoma uma outra nomeação já constituída. Sendo assim, a nomeação (que se dá no acontecimento de linguagem) tem em si uma história de nomeação, ou seja, existe um modo de relação de enunciações que nomeia um nome de rua. Descarta-se aqui a relação direta entre linguagem, pensamento e mundo. Não há, portanto,  univocidade da palavra que nomeia. Diante dessa compreensão teórica, nos surge uma questão: como compreender o processo de identificação que um nome de rua produz?
A identificação se constitui com a designação e esta se dá enquanto uma relação linguística de sentido exposta ao real. “Designar é constituir significação como uma apreensão do real, que significa na linguagem na medida em que o dizer identifica este real para sujeito” (idem, p. 91). E os nomes de ruas não escapam deste funcionamento. Guimarães diz que:
 
Estes nomes [nomes de rua] designam e referem ruas, na medida em que as identificam num certo processo social e histórico. E aqui o processo envolve uma relação de sentido entre a relação de sentido entre a identificação dos espaços e sua localização, enquanto efeito institucional e administrativo. O nome de rua trabalha assim a identificação do espaço para pessoas e a localização destas pelo Estado. (2005, p. 92)
 


[1] Análise de Discurso como é praticada por Orlandi (2006), a partir dos trabalhos de Pêcheux.