Revista Rua


Nomes de estados brasileiros em ruas e avenidas de Pontes e Lacerda: Sentidos de urbanização do/no extremo oeste brasileiro
Names of Brazilian states in streets and avenues of Pontes e Lacerda: senses of urbanization of/in Brazilian west

Divino Alex Rocha de Deus

E foi nesse momento que se deu a nomeação de ruas e avenidas do então território de Vila Bela da Santíssima Trindade. Depois da abertura de ruas e com a construção de casas, era preciso identificá-las. Para identificar esses espaços era preciso nomeá-los, significá-los como espaço urbano. Nessa conjuntura histórica, o político-administrativo dá início à nomeação dos logradouros urbanos com nomes de estados brasileiros. Diante disso, questionamos: o que designa a nomeação de ruas e avenidas com nomes referências de estados brasileiros em um espaço que se urbaniza a partir de políticas de ocupação? Buscaremos responder à pergunta a partir da análise do processo enunciativo e do funcionamento dos nomes dos estados brasileiros no espaço urbano da cidade de Pontes e Lacerda.
 
Análise
 
A seguir, procederemos à análise dos nomes de ruas e avenidas da cidade de Pontes e Lacerda sob dois aspectos: estrutura morfossintática e funcionamento semântico-enunciativo.
I)                Estruturas morfossintáticas
Dado ao próprio corpus, o rol de nomes de ruas e avenidas que tomamos para análise apresenta uma regularidade na estrutura morfossintática como veremos abaixo:
 
§       Nomes de estados brasileiros: Rua Goiás, R. Rio Grande do Sul, R. Ceará, R. Amazonas, R. Sergipe, R. Pernambuco, Avenida Paraná, Av. Mato Grosso, Av. Bahia, Av.  São Paulo e Av. Minas Gerais.
 
Do ponto de vista morfossintático, os nomes acima apresentam diferentes estruturas quanto à formação dos nomes. Temos nomes simples, constituídos de um único nome, como Rua Goiás, Rua Ceará, Rua. Amazonas, Rua Sergipe, Rua Pernambuco, Av. Paraná e Av. Bahia, nomes compostos como  Av. Mato Grosso, Av.  São Paulo, Av. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, em oposição ao Rio Grande do Norte.
A palavra Rua ou Avenidacombinada a outro nome se apresenta como unidade que identifica o espaço urbano. Lembramos aqui que os nomes Rua ou Avenidatêm um