Revista Rua


E quando a pichação é da prefeitura? Pichar, proscrever, dessubjetivizar
And what about graffiti done by municipality administration? Spraying, proscribing, de-subjectivating

Bethania Mariani e Vanise Medeiros

objetividade com que se supõe o discurso jornalístico e produz efeitos de sentido variados.  Nesse artigo, trabalhamos com a imagem de uma adolescente que se deixa fotografar sorrindo e armada com uma pistola em uma das ruas da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.  Discutimos essa fotografia colocando-a em confronto com outras imagens e textos jornalísticos publicados na revista Veja e no Jornal do Brasil.
No processo de construção do arquivo sobre situações de confronto social e urbano, não consideramos apenas a mídia impressa, investigamos também a que circula nas redes internáuticas. Sites e blogs, embora não tenham assumidamente um caráter jornalístico, funcionam como tal na medida em que, além de colocar em circulação notícias sobre os antagonismos sociais e urbanos, atuam como porta-vozes de minorias que usualmente são ‘invisíveis’ na grande imprensa. Assim, para este artigo, elegemos como material a ser descrito e analisado, fotos e textos em sites e blogs que registram confrontos em torno da questão da moradia popular. São os seguintes sites:
http://apublica.org/2012/04/rj-casas-vao-cair/providaancia/http://rioonwatch.org.br/?p=2808;
http://www.anf.org.br/2011/07/projeto-sem-teto-carioca-relato-de-uma-moradora-do-morro-da-providencia/;
http://www.cultureisyourweapon.com/2011/06/providencia-inside-out/;
E os dois blogs:
http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/05/23/intervencao-artistica-chama-atencao-para-remocoes-no-morro-da-providencia-no-rio-de-janeiro/; http://saudosamalocamalocaquerida.blogspot.com.br/2012/04/rj-as-casas-vao-cair.html
Nos relatos, lemos que casas foram marcadas com a sigla “SMH” com tinta spray e sem esclarecimento (“encontrei uma marcação em minha porta” / “marcou minha casa sem me informar o que isso significa”). Não se trata de uma sigla padronizada e impressa às casas; nas fotos nos sites[2], vemos que elas foram feitas à mão, algumas letras garrafais, outras menores; caligrafia irregular.



Fotos: Viviane Gueller [3]

Em que consiste uma sigla? No Hoauiss (2009), encontramos que são letras de diversas palavras, letras sem formar palavras, abreviação, redução, acrógrafo, rubrica, marca. Em Cabré (apud HENRIQUES, 2007, p. 137), a sigla resulta em palavras por


[2] Além das fotos dos sites e blogs, tivemos a oportunidade de subir ao Morro da Providência, ver as marcações e conversar com o fotógrafo, Maurício Hora, que fez as fotos dos moradores. As fotos de Maurício Hora encontram-se também na revista Multidutes, nº. 49, 2012, p. 114-131, Inculte Revue. Revista impressa e em site: www.revuemultitude.net.


[3] Fotos gentilmente cedidas por Viviane Gueller, artista visual e jornalista, e-mail: vigueller@gmail.com .