Revista Rua


Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena
Subjectivity and discourse: the representation of language (Indian and Portuguese) to Terena teacher

Alessandra Manoel Porto e Vânia Maria Lescano Guerra

docente indígena, por meio do discurso, desvela e confunde, simultaneamente, qual representação identitária que ele prima em cada momento, portanto, não é uno e nem o mesmo.
Nessa visão discursiva, em que a descontinuidade está presente também na interpretação de textos decorrentes de gestos espontâneos de leitura, as identidades se definem como movimento na língua [Terena/Portuguesa] e na história, por meio de marcas de resistência e de poder, que se mostram no discurso, e não são apenas representativas de uma modalidade de língua: são marcas históricas, por isso assinalam o movimento de constituição da identidade do índio e do seu discurso.
Nesse sentido, confirmamos, ainda que parcialmente, tendo em vista os dois recortes examinados, nossa hipótese de que os professores indígenas Terena da Região de Aquidauana (MS) têm alteradas as suas formações discursivas e suas ideologias, bem como as suas identidades docentes a partir de suas relações com a sociedade dominante como efeito de espelhamento. Aguardamos outras pesquisas que lancem mais luzes a essas questões que nos instigam e nos mobilizam...
 
Referências
 
BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). 2006. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec.
 
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BHABHA, Hommi. 2010. O local da cultura. 5. ed. Trad. Miriam Ávila, Eliana L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.
 
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CARDOSO, Silvia H. B. 1999. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica.
 
CAVALCANTI, Marilda C; CÉSAR América L.Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. 2007.In: CAVALCANTI, Marilda C, BORTONI-RICARDO, Stella M. (Orgs). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado das Letras. p. 45-66.
 
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