Revista Rua


Textualidade infográfica eletrônica: efeitos de velocidade para a leitura
Electronic textuality infograph: velocity effects for the reading

Silvia Regina Nunes

No último espaço disponibilizado pelo infográfico há o enunciado “ajude um dependente” e informações com os números de telefone de serviços nacionais de orientação e combate às drogas. Um link com o enunciado “reveja a animação” coloca a possibilidade para o leitor repetir a animação infográfica.
http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/br/cracknempensar/conteudo,0,3755,Comocrackagenoorganismo.html
 
A textualidade do discurso infográfico sobre o crack se sustenta no discurso científico ancorado na explicitação do funcionamento do corpo humano. O processo é regido pela reiteração de formulações, tanto na relação verbal-verbal, quanto na relação verbal-visual. No primeiro caso, pelo modo como os enunciados formulados na textualidade infográfica retomam informações já formuladas no texto introdutório sobre a campanha, isto é, no retorno às explicitações sobre as consequências do uso da droga. Também é possível observar a ocorrência no retorno do modo como as imagens que mostram o funcionamento do corpo humano reiteram a formulação verbal.
O modo como a estereotipia funciona na textualidade infográfica sobre o crack produz efeitos de simplificação, efeito sustentado no discurso universalizante da prevenção de drogas que transfere para a vontade do sujeito a responsabilidade exclusiva por se drogar, manter-se drogado e/ou se “libertar” das drogas.