Revista Rua


Textualidade infográfica eletrônica: efeitos de velocidade para a leitura
Electronic textuality infograph: velocity effects for the reading

Silvia Regina Nunes

É necessário observar a imbricação material entre a formulação verbal e a visual para se compreender o modo como se constituem efeitos de estereotipia para o tema.
 
http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/br/cracknempensar/conteudo,0,3755,Comocrackagenoorganismo.html
 
No canto superior esquerdo vê-se o título do infográfico: “A epidemia do crack”, em que a palavra crack aparece destacada na cor vermelha e juntamente ao enunciado há a representação das pedras da droga. Uma simulação da ação da droga no corpo humano é formulada por meio da relação entre enunciados e imagens em movimento. Repetindo a formulação verbal, um enunciado que designa o crack como “potente e destruidor” convida o leitor a conferir “as consequências da droga na vida de um dependente”, agora na formulação visual. Na mesma cena, o corpo é mostrado numa posição inclinada no gesto de acender um cigarro. O local em que ocorre tal cena é representado como um beco sujo e escuro. A reiteração da formulação verbal pela visual produz efeitos de verdade, efeitos de estabilidade para os sentidos, na direção de um processo de estereotipia.
A noção de estereótipo tem sido trabalhada por Amossy & Herchberg Pierrot (1997), em que se sustenta uma relação constitutiva entre o pré-construído e o estereótipo. Apoiada nas questões levantadas pelas autoras, D’Olivo (2010) compreende que o estereótipo, considerado como uma ideia pré-estabelecida e já pré-afirmada pelo sujeito e/ou um grupo social sobre determinadas temáticas, mostra o funcionamento de um sujeito sempre-já interpelado na linguagem. O pré-afirmado comandaria não só o que ainda está para se afirmar como também o que já é afirmado, construindo, assim, um efeito de verdade imediato. É dessa maneira que a estereotipia condicionaria os discursos por meio de construções histórico-sociais que já estariam sustentadas pelo efeito do pré-construído.