Revista Rua


Memória, narrativa urbana e favela: efeitos de sentido em um videoclipe
Memory, urban narrative and favela: effects of meaning in a videoclip

Lucia M. A. Ferreira*, Andréa Rodrigues**

Introdução
As narrativas urbanas são criadas a partir de processos pelos quais os sujeitos formulam sentidos e os estruturam da maneira como os espaços da cidade os afetam (ORLANDI, 2001). Elas selecionam, atravessam e organizam lugares, criando o que Certeau (2004) chama de “teatro de ações”, onde práticas sociais são autorizadas e fundadas.
Certeau toma o ato de caminhar pela cidade como um ato de enunciação em que o caminhante se apropria do sistema topográfico da mesma maneira que o falante se apropria da língua. Se tomados em sua dimensão significativa, o caminhar e o falar encontram seus pontos de convergência e, mencionando uma certa ‘retórica da caminhada’, o autor nos fala dos relatos de espaço. Nessa perspectiva, no espaço de memória em que esses relatos se inscrevem, são textualizados sentidos sobre o sujeito e sua relação com o espaço e os objetos simbólicos que o circundam.
Os vestígios dessa formulação de sentidos a partir do modo como a cidade afeta os sujeitos podem ser captados nas diferentes materialidades em que a narratividade urbana se manifesta. Na era do virtual, a rede vem propiciando o surgimento e a circulação de novos sentidos para o urbano. A cultura da periferia e de outras minorias, até bem pouco tempo vista como marginal, quase invisível na mídia hegemônica, dá-se a conhecer na rede. Lembrando, com Orlandi, que o sentido “é janela de que se olha” (2001, p. 10), o presente trabalho tem por objetivo investigar alguns desses sentidos sobre a cidade no videoclipe Favela Fashion Week, veiculado em um portal das comunidades do Rio de Janeiro[1]. Do campo da linguagem e da memória são analisados, no entrecruzamento entre as diferentes materialidades que se manifestam nesses espaços (imagem, texto, música), o movimento dos sentidos, as redes de memória, as marcas da inscrição sócio-histórica do sujeito, os movimentos e a trajetória que faz ao tomar o seu lugar no discurso.
O portal Voz das Comunidades congrega sete comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Comporta seções para eventos, datas comemorativas, notícias, curiosidades, esporte, vídeos, galeria de fotos e exibe anúncios veiculados pelo Google. Ao examinarmos essas escritas viabilizadas pela tecnologia, pensamos principalmente na emergência de vozes que dificilmente ecoariam nos espaços midiáticos hegemônicos,


[1] Portal Voz das Comunidades: http://www.vozdascomunidades.com.br/;
   Videoclipe: http://www.vozdascomunidades.com.br/videos/favela-fashion-week-reuniao-de-amigos-clipe-oficial