Revista Rua


A deriva de sentidos de "Terra da luz" no pós-governo mudancista: Uma análise do vídeo Ceará, terra da luz
The drifting of meanings of "Terra da Luz" in the post-changing government: an analysis of the video Ceará, Terra da Luz

Aline Maria Freitas Bussons

Neste jogo, “terra da luz” significa em suas especificidades, no Ceará turístico, ao mesmo tempo em que evoca uma memória discursiva que mantém a promessa do progresso e da modernidade enquanto propulsores do desenvolvimento. A projeção de um Ceará, moderno e civilizado, mantém-se permeando os sentidos da expressão, entretanto, o que outrora se fez por um discurso intelectual abolicionista, ora desloca-se nos discursos das investidas neoliberais que projeta um paraíso litorâneo a beira-mar para o restante do país.
 
Considerações Finais
Neste artigo, buscamos analisar a deriva de sentidos da expressão “terra da luz” no vídeoclpe Ceará, terra da luz da dupla de cantores regionais Ítalo & Renno. Para tanto, fizemos uma análise latitudinal das diferentes materialidades que compõem o vídeo nas suas relações com o discurso turístico neoliberal dos governos das mudanças, no Ceará. As imagens do sol, da jangada, de Raimundo Fagner e de vários pontos turísticos do estado, foram consideradas na análise, além da letra da canção que exalta as belezas naturais do estado. Compreendendo o funcionamento da expressão no imbricamento da materialidade, sem desconsiderar a memória discursiva que esta evoca, discutimos sua deriva de sentidos, no batimento entre o mesmo e o diferente, entre permanência e deslocamento que põem em jogo os sentidos de sol, mar e lazer, atravessados pelos de modernidade e progresso.
 
Bibliografia
BELMINO, Silvia H. 2001. A tradição na modernidade ou a (re) significação imagética do Ceará contemporâneo: a propaganda turística dos Governos mudancistas. Tese de doutorado. Brasília, DF: Universidade De Brasília.
__________________. 2012. Venga sentir el calor del Caribe brasilero: a construção imagética do Ceará turístico. Conferencia UC-ICA Latinoamérica. Anais de congresso. Santiago de Chile
GIDDENS, Anthony. 1991. As consequências da modernidade. Trad. Raul Filker. – São Paulo: Editora Unesp.
GONDIM, Lídia M. P. 2007. Os “Governos das Mudanças” (1987-1994). In Sousa, Simone de (Org.) Uma nova história do Ceará – 4ª ed. rev. e atual. – Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.