Revista Rua


A deriva de sentidos de "Terra da luz" no pós-governo mudancista: Uma análise do vídeo Ceará, terra da luz
The drifting of meanings of "Terra da Luz" in the post-changing government: an analysis of the video Ceará, Terra da Luz

Aline Maria Freitas Bussons

Ceará tórrido, rural e “atrasado” que captava recursos junto ao governo federal em prol dos “irmãos do nordeste, vítimas da seca” já não convinha ao projeto neoliberal das novas lideranças políticas cearenses[3].
Este projeto – no tocante ao papel do estado enquanto indutor da economia através do turismo – perdura até hoje. Nesta perspectiva, desde o início da gestão Jereissati até os nossos dias, não cessaram as campanhas turísticas (políticas) que, apesar das variações (“Ceará, terra da alegria” slogan do governo Cid Gomes, desde 2007), têm sol e mar enquanto protagonistas.
A compreensão destas condições de produção é fundamental quando nos propomos a discutir efeitos de sentidos produzidos por vídeos do gênero de Ceará, terra da luz[4] – vídeo inscrito pelo Discurso Turístico (DT)[5]. O videoclipe da dupla de cantores regionais Ítalo & Renno, que conta com a participação de Raimundo Fagner, foi produzido no ano de 2009 e circula até o momento, enquanto propaganda institucional da TV Verdes Mares (via parabólica), afiliada da Rede Globo, no Ceará.
O vídeo apresenta imagens de alguns dos principais pontos turísticos do estado. Podemos ver as praias de Canoa Quebrada, Jericoacoara, Iracema, a Avenida Beira-mar, em Fortaleza, a gruta de Ubajara, a pedra da Galinha Choca (Quixadá), a estátua do Padre Cícero (Juazeiro do Norte), dentre outros cenários, que aparecem, constantemente, sob as bênçãos de um sol iluminador. O forró pé-de-serra é o ritmo que embala a letra da canção, onde Fagner, um dos artistas cearenses com mais representatividade nacional, canta um hino de amor ao Ceará, no qual se tem o seguinte refrão: “porque sou cearense/ sou brasileiro/ sou apaixonado pelo meu lugar/ eu trago no peito um amor verdadeiro/ eu sou da terra da luz, eu sou do Ceará”.
Neste texto, investigaremos, especialmente, o movimento de sentidos da expressão “Terra da luz” no material selecionado para a análise, considerando suas relações com o momento sócio-histórico da contemporaneidade cearense, no qual, os investimentos neoliberais fazem circular um discurso turístico em que os principais


[3] Com a abertura da constituição de 1988, no que tange à autonomia dos estados e municípios para a captação de recursos, inclusive fora do país, as imagens de um Ceará paradisíaco são muito mais interessantes. A “beleza” do Ceará atrairia investimentos internacionais para o estado.
[4] Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=oTm5q6_pRWI
[5] Discutiremos o “Discurso Turístico”, oportunamente.