Revista Rua


A deriva de sentidos de "Terra da luz" no pós-governo mudancista: Uma análise do vídeo Ceará, terra da luz
The drifting of meanings of "Terra da Luz" in the post-changing government: an analysis of the video Ceará, Terra da Luz

Aline Maria Freitas Bussons


Figura 1: Imagem capturada o site Youtube .
 
A propósito, a sombra significa, certamente, de modo peculiar, pois se trata de uma materialidade específica em seus modos de significação:
 
E todo processo de produção de sentidos se constitui em uma materialidade que lhe é própria. Assim, a significância não se estabelece na indiferença dos materiais que a constituem, ao contrário, é na prática material significante que os sentidos se atualizam, ganham corpo, significando particularmente. (ORLANDI, 1995, p.35)
 
Partindo deste pressuposto, podemos pensar quais são os sentidos produzidos por esta imagem, quando temos uma falésia iluminada pelo sol, o mar e a sombra de um helicóptero em um vídeo que mostra imagens de um Ceará paradisíaco, de uma publicidade turística, de um governo que se caracteriza por apresentar sol, mar e infraestrutura como principais atrativos do estado. Mais especificamente, quais os sentidos produzidos por uma sombra sobre as falésias, ao lado do mar? Que objeto esta imagem revela? Ou, talvez, o que esconde? Enquanto sombra é um jogo de mostrar e esconder: o objeto é apenas sugerido, e esta sugestão se faz, impreterivelmente, pela presença da luz. É a luz que licencia a sugestão da imagem, sem ela não seria possível. A luz, em questão, é o sol do Ceará (a “terra da luz”) e sugere um helicóptero, meio de transporte aéreo, moderno, privado – helicópteros nunca são transportes coletivos, aliás, há algum tempo transportam turistas em seus passeios sobre a orla. Mas a via é dupla, enquanto a luz mostra/esconde o helicóptero, esse objeto também indica que há um sol, sempre lá, acima de toda a “beleza” das terras cearenses. Assim, a sombra (neste jogo de mostrar e esconder) produz sentidos de modernidade, infraestrutura urbana, lazer, conforto – quando, de um lado, temos a sombra de um transporte moderno e urbano; e também os sentidos de beleza, bom clima e calor, quando temos a presença marcante do sol indicado pela sombra nas falésias.