Revista Rua


Havia uma Canudos no "Pinheirinho" em São José dos Campos: Sentidos da ação policial no espaço urbano.
War of Canudos relived in Pinheirinho: meanings of police action in urban space.

Anderson de Carvalho Pereira

 
Na SD3, aparecem dois usos do verbo “flagrar” para atribuir às ações dos moradores o efeito de elemento surpresa da ação policial, ao descrever de que maneira alguns moradores “invadiram, saquearam e, logo em seguida, incendiaram uma padaria”. Para além desta naturalização do sentido de ataque policial retomando de forma parafrástica a ação policial, porém com mudança da designação, temos a “reintegração de posse” atribuída à polícia, numa inversão especular da ação de tomar posse, outrora atribuída aos moradores.
Ou seja, contraditoriamente, a articulação de uma manobra surpreendente, imprevista da ação policial, não é caracterizada como invasão; por outro lado, quando se trata da significação dos moradores em que se articula “surpresa” a “invasão”, temos a migração do significante “surpresa” ou “surpreendente” retroagindo com “invasão”. Isto ocorre quando é relatado o retorno dos moradores ao local onde ocorrera a ação policial há um ano, ocasião em que se marca um protesto aos acontecimentos do passado recente do local e de seus antigos moradores.
Essa sustentação de sentido do “elemento surpresa” que passa a significar as ações dos moradores aparece também na SD4.
 
SD4 – título: Pinheirinho é invadido por uma hora em São José dos Campos – TAUBATÉ – Um grupo de aproximadamente 200 pessoas, entre ex-moradores e líderes sindicais, fez uma invasão relâmpago na área desocupada em janeiro deste ano em São José dos Campos, a 81 km de São Paulo. A ocupação simbólica teve o objetivo de pressionar as atividades para a entrega das casas populares que o governo do Estado prometeu aos ex-moradores (disponível em HTTP://www.estadao.com.br/noticias/cidades,pinheirinho-e-invadido-por-uma-hora-em-sao-jose-dos-campos,939107,0.htm; acesso em: 03/05/2012).
 
No trecho “Um grupo de aproximadamente 200 pessoas, entre ex-moradores e líderes sindicais, fez uma invasão relâmpago na área desocupada” destacamos os usos de “invasão relâmpago” retroagindo com os designativos nominais “ex-moradores” e “líderes sindicais”.
Temos com isto uma delimitação precisa da ação de “invadir” com rapidez e efeito “surpresa”, como havia sido a ação policial inicial. Podemos considerar uma espécie de “ato fundador” da ação policial a partir da qual o processo de significação joga de maneira especular com a sustentação dos sentidos dominantes; pode-nos, assim,“deslocar” o uso do conceito de discurso fundador de Orlandi (2001) para esta análise, na medida em que os discursos sobre a ação policial que mobilizam o campo de