Revista Rua


Havia uma Canudos no "Pinheirinho" em São José dos Campos: Sentidos da ação policial no espaço urbano.
War of Canudos relived in Pinheirinho: meanings of police action in urban space.

Anderson de Carvalho Pereira

Em seguida, elegemos as próximas seqüências discursivas a partir do segundo recorte: trata-se da zona de sentidos instalada com a caracterização de formas narrativas em que se relatam o caráter surpreendente da ação policial. Em meio a este tom de ficção, no que se refere à narração cujo eixo articulador se dá pelo uso de um acontecimento surpresa, chama a atenção o uso do termo “invasão”.
Vejamos:
SD2 – Título: Invasão do Pinheirinho por PM paulista surpreende governo federal. São Paulo – A operação policial para expulsar os moradores da comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos/SP, era desconhecida pelo governo federal, segundo declarou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. De acordo com o ministro, a reintegração de posse deflagrada na manhã deste domingo (22), foi “surpreendente”. “A informação que tínhamos é que a Justiça Federal tinha suspendido a decisão (de reintegrar a posse do terreno) e que havia um acordo na Justiça de São Paulo para adiar o processo por 15 dias. Hoje ficamos sabendo dessa situação (a invasão policial). (disponível em http://www.tvt.org.br/noticias/invasao-do-pinheirinho-por-pm-paulista-surpreende-governo-federal, acesso em 02/05/2013).
 
O elemento surpresa como domínio de memória sustentado pela ação policial aparece na SD2 em “a reintegração de posse deflagrada na manhã deste domingo (22), foi “surpreendente””. O uso entre aspas de “surpreendente” abre uma polissemia em que convive o sentido de imprevisto e sustenta o sentido dominante do elemento surpresa invariavelmente designado às ações policiais. O campo da significação ligado ao imprevisto é sustentado adiante com o efeito de fechamento ocorrido em “Hoje ficamos sabendo dessa situação (a invasão policial)”. Além disto, o efeito de “surpreendente” aberto à polissemia sustenta o sentido de “surpresa” com relação à rapidez linearizada com eficácia.
De volta ao efeito de fechamento, há neste lugar da significação um arremate do sentido dominante da ação policial “surpreendente”, em que a indefinição do lugar sintático anafórico de “essa” é disfarçado pelo jogo implícito com a designação de “ação policial” colocada entre parênteses. Essa colocação entre parênteses disfarça o efeito dominante de surpreendente como elemento surpresa do ataque policial àqueles que por esta ação não esperavam. Esse sentido dominante é assegurado também pela retroação com o verbo “deflagrada”, cuja zona de sentidos mobiliza “tiro, gatilho”.
Este tipo de mobilização do sentido ligado ao flagrante, cuja zona de sentido contribui para alocar a significação dos movimentos sociais no lugar da ação policialesca, como eixo distribuidor de sentidos aparece ainda em:
SD3 – Título: Câmera flagra invasão a padaria próxima ao Pinheirinho – Câmeras de segurança flagraram o momento em que pelo menos três pessoas invadiram, saquearam e, logo em seguida, incendiaram uma padaria na madrugada desta segunda-feira (23) próxima à área do Pinheirinho, que neste domingo foi alvo de uma ação de reintegração de posse comandada pela Polícia Militar. (Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo /2012/01/ camera-flagra-invasaopadaria-proxima-pinheirinho.html Acesso em 03/05/2013).