Revista Rua


Imagem e Ilegibilidade da Forma Urbana de Campinas
Image and illegibility of urban form of Campinas

Luiz Tiago de Paula* e Eduardo Marandola Jr.**

Quando pensamos em imagens de cidades, na maior parte dos casos nos vem algumas cenas de espaços públicos. O cuidado com os espaços públicos é um tema que Campinas, assim como várias cidades brasileiras, terá que enfrentar: tanto os órgãos institucionais e governos locais quanto sua população devem fazer parte deste processo. É através da manutenção dos espaços públicos que uma cidade organiza a vida coletiva e constrói sentimentos de pertencimento e empoderamento (BERDOULAY; GOMES, 2010; GOHEEN, 1998).
A cidade vivida pelos habitantes e a cidade mapeada e planejada pelos especialistas devem ser coesas.  Um caminho possível é criar posturas políticas claras e abertas para dar voz aos seus cidadãos para que estes expressem o que pensam e esperam de sua cidade. Campinas sofre por tantas transformações que tem dificuldades de se olhar e de fazer uma leitura sobre si mesma. Investir em alternativas que criem possibilidades de criação de canais de comunicação e envolvimento entre as diversas esferas de sua comunidade permite não apenas um resgate de sua imagem, mas chances de reinventá-la e resignificá-la, o que consideramos, talvez, o mais importante. 
 
Referências
BANERJEE, T.; SOUTHWORTH, M. (eds.). 1991. City Sense and City Design: writings and projects of Kevin Lynch. Cambridge, MA: The MIT Press.
BERDOULAY, V.; GOMES, P.C. 2010. Image et espace public. Revue Géographie et Cultures, Paris, n.73.
BOTELHO, A. A. 2006. Revitalização Urbana em Niterói: uma visão antropológica. Dissertação [Mestrado em Antropologia]. Niterói: Universidade Federal Fluminense.
CORRÊA, R.L. 2011. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, A.F.A.; SOUZA, M.L.; SPOSITO, M.E.B. (Orgs.) A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto.
DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. (Org.). 1996. Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Studio Nobel.
DE PAULA, L. T. 2012. Cartografias pessoais e experiência urbana: um estudo sobre a imagem da cidade de Campinas. Geograficidade, v. 2, p. 23-39.
DE PAULA, L. T. 2011 Cartografia da experiência urbana: as imagens e formas de Campinas. 123 p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
GOHEEN, P. 1998. Public space and geography of the modern city. Progress in Human Geography, v.22, n.4, p. 479-496.