Revista Rua


Uso da terra real e formal no município de Paulínia (SP): Contribuição para o planejamento municipal
Real and formal land use at the city of Paulínia (SP): A contribution to the urban planning

Cinthia de Almeida Fagundes*, Lindon Fonseca Matias**

A partir destas considerações, é possível afirmar que a direção do planejamento que vem sendo percorrida em Paulínia apresenta interesses bastante definidos, uma vez que prioriza alguns usos e funções da cidade em detrimento de outros. Além disso, questionam-se as medidas governamentais frente aos problemas socioambientais, uma vez que a literatura e os resultados desta pesquisa apontam para a configuração de problemas ocasionados tanto pelo uso irregular do território quanto pelas práticas inadequadas de má alocação de resíduos, emissão de gases poluentes, falta de tratamento de esgoto, para citar algumas. Isso é resultante de uma preocupação incipiente quanto à totalidade do território municipal, que deveria prever ações mais significativas tanto para áreas urbanizadas, como também áreas agrícolas e de vegetação natural.
 
Agradecimento
À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo auxílio na realização da pesquisa.
 
Referências Bibliográficas
BARBOSA, S. R. C. S. G. 1994.Industrialização, ambiente e condições de vida em Paulínia, SP: as representações de qualidade ambiental e saúde para médicos e pacientes.Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP, (Dissertação de Mestrado).
BIRKHOLZ, L. B. et al.1980. Introdução ao Planejamento. São Paulo, FAUUSP.
BOCARDE, F. 2003. Análise dos conflitos: uso e ocupação da terra e fragilidade de aqüíferos em Paulínia, SP, Brasil. Campinas: Instituto de Geociências/UNICAMP. (Dissertação de Mestrado).
BRAGA, R. 1995. Plano Diretor Municipal: três questões para discussão.Presidente Prudente: Faculdade de Ciência e Tecnologia – UNESP, vol. 1, n. 1.
BRITO, J. 1972 História da cidade de Paulínia. São Paulo: Saraiva.
CARLOS, A. F. A. 2008. A (Re)produção do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
CARLOS, A. F. A. 2007.O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007, 85p.
CLEMENTE, D. de A. 2000. Estudo do impacto ambiental das fontes industriais de poluição do ar no município de Paulínia-SP: empregando o modelo ISCST3. Campinas: Faculdade de Engenharia Química/UNICAMP. Dissertação de Mestrado).
CORRÊA, R. L. 1996. Os centros de gestão do território: uma nota. Território/LAGET, UFRJ. Volume 1, n°1 (Jul/Dez). Rio de Janeiro: Relume-Dumará.