Revista Rua


Família, educação e vulnerabilidade social: uma análise da Região Metropolitana de Campinas.
family, education and social vulnerability: the case of the Metropolitan Region of Campinas

Sergio Stoco

Do outro lado, está à contradição desta idealização, que se estabelece porque há uma condição material para que ela se desenvolva, o que, portanto, gera uma inviabilidade desta idealização se concretizar nos domicílios das famílias mais vulneráveis. É importante assinalar que tanto nas características comparadas do grupo do tipo ideal, como dos outros ativos do capital cultural, social, humano e econômico há sempre uma distinção, uma diferença de condição que, possivelmente, uma campanha de conscientização, para que mães acompanhem a vida escolar dos filhos, não poderá mudar.
Também em relação à importância que os programas e políticas educacionais têm dado a esta questão Carvalho (2004) nos lembra que cobra-se das mães participação nas escolas sem que se leve em consideração as condições materiais e as diferenças de gênero, nos cuidados com a casa e com as crianças.
Estas diferenças se configuram, tanto na dimensão simbólica, o que pode ser interpretado como comportamento de grupo, status de classe, disposição ou diferenças de estratégias e interesses, como na expressão material das características de diferentes posições sociais, aqui estratificadas pelo conceito de vulnerabilidade social, acabando por determinar o sentido que se dá ao ensino, na produção e reprodução da vida cotidiana. Os mesmos sentidos que fazem grande diferença, quando as variáveis apresentadas se tornam ativos de enfrentamento da vulnerabilidade social, particularmente no enfrentamento do risco a pobreza.
 
 
Referências Bibliográficas:
ARCARY, Valerio. 2010. Um Brasil menos desigual? Mobilidade social baixa e evolução lenta da escolaridade média. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 09-17, jan./jul.
AZEVEDO, Simone Jose Sardinha de. 2009. Segregação e oportunidades de acesso aos serviços basicos de saude em Campinas: vulnerabilidades sociodemograficas no espaço intra-urbano. 210 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000466041>. Acesso em: 25 maio 2011.