Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

Indo de encontro aos ditos referenciados acima, temos o discurso de (S4): “[...] Eu nasci ontem, eu, eu num sou aquela, aquela até de, de, de... final de agosto de 2006 pra cá eu sou outra, eu mudei completamente”, e essa nova pessoa parece demarcada por novas atitudes, outras maneiras de lidar com as pessoas, com as coisas da vida: [...] “Então assim... coisas que eu, eu me surpreendi, eu nunca imaginava que eu fosse chegar a ser tão aberta com o jovem, sabe? E brinco... Nossa”!
Como podemos observar, para enfrentar de forma mais positiva e esperançosa uma possível retomada de espaços, papéis e atividades, a mulher com câncer necessitará de suportes sociais, no sentido de se sentir integrada, aceita, atuante, numa atitude menos passiva e de menor dependência em relação às pessoas com as quais convive: [...] as amizades aumentaram, bem mesmo, muito... laços, assim, sabe que até hoje, fica” (S1) ou ainda, “[...] depois, que eu vim praqui, que eu conheci o grupo, passei a participar... Eu hoje num incomodo cum nada, hoje pra mim é normal” (S2).
Neste sentido compartilhamos com Paulo (2004:  77) em seu entendimento sobre a atuação dos serviços de assistência social como algo de extrema importância no sentido de abrir caminho para a difícil fase de readaptação à vida normal, criando uma possibilidade para que novamente o sujeito tenha a sensação de pertencimento e um apoio no sentido de que este processo de “recolocar-se”  progrida.
Falamos então em reinserção social, pois, como discutem Barbosa, Ximenes e Pinheiro (2004: 21), com o estabelecimento do câncer e do tratamento, papéis antes desempenhados pela mulher mastectomizada podem ser impossibilitados, e estes não são desempenhados satisfatoriamente por se encontrarem afetados. Desta maneira pode ocorrer um sentimento de tristeza, vergonha, exclusão, não aceitação e
 
Quando a própria pessoa acredita que é incapaz ou impotente frente à dinâmica de sua vida, há o surgimento de um estado de inércia e diminuição de sua condição para o enfrentamento das dificuldades vividas, situação que pode ser modificada à medida que o apoio da rede social se amplia (LUSSI; PEREIRA; PEREIRA, 2006: 449).
 
 Neste sentido essa retomada de papéis ou a conquista de outros, esse enfretamento das situações estaria no sentido de estabelecer novamente o sentimento de pertença, de aceitação, sendo de extrema importância o suporte social para o desempenho de novos