Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

sobre as relações por ele construídas são importantes para o direcionamento do nosso estudo, uma vez que nos propomos investigar se há, ou não, uma relação da atividade física com o processo de reinserção social da mulher acometida pelo câncer de mama, e se ocorreu esse deslocamento dentro da dinâmica social.
 
O ADOECER DE CÂNCER DE MAMA E SEUS IMPACTOS
 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2008) “câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo”. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis levando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
A etiologia do câncer ainda é desconhecida, porém, segundo Jurberg, Gouveia e Belisário (2006: 140), a população num contexto geral está muito exposta aos fatores de risco que podem gerar o câncer como: fumo, vida sedentária, dieta rica em gorduras e pobre em frutas e vegetais, alguns vírus como o da Hepatite B, Papiloma Vírus (HPV) e fatores genéticos. Esses fatores de risco segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2008) definem a probabilidade de que indivíduos sem uma certa doença, mas expostos a determinados fatores, adquiram esta moléstia, ou seja, está associada ao aumento do risco de adquiri-la.
Em relação ao câncer de mama Hegg (2000: 463) demonstrou em um estudo que a incidência do mesmo tem aumentado em todo o mundo, se tornando atualmente um dos maiores problemas de saúde pública e uma das doenças que mais vitima, principalmente entre as mulheres. Constatou ainda que o diagnóstico tardio é a justificativa principal para a elevada taxa de mortalidade, mas é importante a melhora na forma de lidar com a doença, independentemente do estágio em que ela esteja, após o diagnóstico. Vários fatores de risco estão relacionados, em maior ou menor associação ao câncer de mama, entre eles: fatores genéticos, hormonais e ambientais, mas a melhor maneira de se estabelecer o diagnóstico da referida doença, ainda é o exame físico. E constata também que o tratamento para câncer