Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

usam outras palavras para dizer o mesmo: mudança para o social, “me soltei mais”, ou “era quietinha”, “num abria a boca”.
 
 
EXEMPLO 02
 
S3a: A saúde? Eu tenho que ter cuidado,eu tenho que fazer meus... faço a bateria de exame, de quatro em quatro meses [...] Num posso assim... Descuidar. 
 
S3b: Ô, atividade física é de acordo com... a gente tinha que fazer avaliação, que não são todas as atividades que a gente pode fazer, né? Só, procuro assim... [...] Limite. Que eu tô achando que eu tô muito boa, depois vou fazer coisa... [...] Então... tem que tá sempre...
 
No exemplo acima, temos a metáfora presente. S3 ressalta, o “ter cuidado”, não poder se descuidar e num segundo momento faz uso da palavra “limite”, parecendo destacar o fato de ter que estar sempre “atenta”. Desta maneira, o sujeito se utilizou de outra palavra, substituindo o termo “cuidado” para retomar a mesma ideia.
 
EXEMPLO 03
 
S5a: Igual que eu falei com você. Eu num fazia caminhada, eu num fazia nada. Então agora, depois então... que eu faço esses exercícios e eu me sinto bem [...].
 
S5b: [...] Então, a minha vida mudou muito. Eu procuro assim... fazer tudo igual eu falo com você, fazer tudo pra viver bem. Bem, bem com os outros, bem comigo.
 
 
Neste último exemplo, temos novamente a presença da metáfora, onde S5 reafirma a mudança na vida empregando termos como: “num fazia..., “mas agora”... e cita, em outro momento, retomando a mesma idéia, o exercício como parte dessa mudança, como um dos fatores de um possível “sentir-se bem”.
Os depoimentos foram coletados em abril de 2009, sendo que as seis mulheres entrevistadas foram identificadas como sujeitos (S), indo então de S1 a S6. Quatro dessas mulheres foram entrevistadas em suas residências e duas foram entrevistadas após o