Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

A primeira incursão dionisíaca em “O Exorcista” ocorre quando Chris MacNeil [...] escuta o rugido semelhante ao de um leão, no sótão. [...] o estado de tranqüilidade apolínea é restaurado quando vemos a pálida Regan MacNeil sendo conduzida ao Mercedes-benz de sua mãe. (2003: 248)
 
                    
Mãe e filha se religam, retomando a relação existente no início. Percebemos, nesta cena, que Regan se recorda de parte do que lhe aconteceu, porém, o beijo que ela dá no rosto do padre Dyer (William O’Malley) de certa forma sela seu compromisso de novamente viver de acordo com o conjunto de regras vigente como na virada da década de 1960 para 1970, com o fim do sonho, quando os hippies perceberam que o sistema não havia sido transformado da maneira como almejavam, e tudo o que lhes restava era voltar para casa, para a comodidade do conjunto de regras que tinham combatido.
King complementa a hipótese através de uma análise do impacto diverso que o filme teve em diferentes países:
                        
[...] “O Exorcista” (um filme de horror social por excelência) fez pouco sucesso quando foi lançado na Alemanha Ocidental, país que tinha uma série completamente diferente de temores sociais naquela época (estavam bem mais preocupados com terroristas radicais do que com jovens boca-suja) [...] (2003: 93)
 
                    
É possível, contudo, ir ainda mais fundo, e reconhecer no filme o temor compartilhado pelas famílias dos jovens que, naquele momento, ou encontravam-se enfurnados nas selvas do Vietnã, participando, talvez, do próximo My Lai, ou haviam retornado da guerra com a personalidade totalmente distorcida. Afinal, nestes casos, a transformação podia ser muito mais profunda e temível do que cabelos longos, roupas exóticas e ideologia política de esquerda o sanatório em que a mãe de Karras é internada após o agravamento do edema traz à lembrança os asilos de veteranos de guerra, tema bastante explorado pelo cinema após o conflito do Vietnã.
Outro aspecto que remete ao militarismo que marcou os EUA na época é a presença de um astronauta na festa na casa dos MacNeil. Nesta cena, Regan surge na sala onde todos