Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

e números através do qual, com o uso de um indicador móvel, é possível comunicar-se com espíritos. Tornou-se popular no século IX, e acabou sendo lançada comercialmente como um jogo de tabuleiro em 1972, um ano antes da estréia de O Exorcista. A tábua age como uma espécie de catalisador para a invasão do corpo de Regan. Sem saber disso, a garota se diverte em conversas com um certo “Capitão Howdy”, que nada mais é do que uma faceta usada pelo demônio para ludibriá-la.
Não podemos nos esquecer de que, no ideário da contracultura dos anos 1960, desempenhava papel importante a exploração de novas alternativas religiosas (que, na verdade, na maioria das vezes, tratava-se apenas da descoberta de religiões oriundas do Oriente, muito mais antigas do que as ocidentais), da astrologia, do misticismo e ocultismo. A obra do “bruxo” do século IX, Aleister Crowley, foi revisitada, e influenciou músicos como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath, e o cineasta Kenneth Anger. Mesmo os assassinatos perpetrados pela Família Manson continham grande teor ritualístico, e, considerando que haviam chocado a opinião pública em 1969, poucos anos antes do surgimento de O Exorcista, não era incomum verificar certo temor social, diante de seitas e rituais que fugiam à liturgia judaico-cristã, tão intenso quanto aquele nutrido pela arrebatadora revolução de costumes. Uma revolução que se diluiu no conservadorismo dos anos 1980, ao mesmo tempo em que o revisionismo ideológico voltava seu foco para o militarismo da Guerra Fria, assuntos retratados em Alien.
 
ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (1979)
 
Alien, o Oitavo Passageiro se tornou, em 1979, um blockbuster[1] imediato. Na verdade, ele foi feito para ser um. Com seu enredo típico de um filme B, acabou despertando o interesse de conceituados produtores e grandes estúdios, o que geralmente significa um alto orçamento. A trama remetia ao arquétipo da casa mal-assombrada, visto em filmes como Desafio ao Além e A Casa da Noite Eterna, ao colocar, em um cenário claustrofóbico (no caso, o cargueiro espacial Nostromo), uma força hostil e desconhecida ameaçando as vidas de pessoas normais.


[1]Arrasa-quarteirão, em inglês. Termo utilizado para definir os enormes sucessos de bilheteria do cinema.