Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

salariais. E é através deles também que fica mais nítida a divisão de classes, pois suas opiniões raramente são levadas em conta pelo restante da equipe.
Vale lembrar que, nessa tripulação multigênero e multirracial, ao mesmo tempo em que uma das mulheres é o terceiro em comando, o único negro da equipe, Parker, ocupa um dos cargos mais baixos, trabalhando boa parte do tempo na casa de máquinas, coberto de graxa e sofrendo com o calor dos instrumentos. Reflete a realidade americana da época, quando a emancipação feminina era ainda um conceito mais concreto do que a igualdade racial.
É igualmente interessante o fato de a ação se passar em um cargueiro de coleta e refinamento de minerais, em um filme lançado em 1979, quando o Ocidente vivia a Crise do Petróleo e o colapso de abastecimento gerado por ela. A analogia é curiosa: são americanos dependentes de recursos minerais existentes em um país estrangeiro (ou, no caso do filme, um planeta alienígena), tendo que se submeter à outra cultura, com toda a animosidade decorrente disso.
                                   
DISCUSSÃO
 
Concluídos os exames das três obras, somos capazes de levantar uma série de similaridades entre elas, apontando fatores que corroboram outros, e que chegam, de certa forma, a se complementar.
A análise empreendida acerca de O Massacre da Serra Elétrica leva-nos, entre outras, à consideração de que se trata de um filme atípico, por ter surgido durante um período em que as películas de terror com assuntos sobrenaturais faziam grande sucesso. O tema e a abordagem mais realistas, a produção independente e o baixo orçamento não foram empecilhos para que se consagrasse nas bilheterias.
A análise de O Exorcista, por sua vez, esquadrinhou o panorama de lançamento do filme, que atingiu patamares até hoje inigualados em termos de produções de terror, não apenas pela consagração junto à crítica especializada, mas também pela sua dimensão de fenômeno social. As polêmicas e as opiniões conflitantes geradas em diversos setores da sociedade foram proporcionais às bilheterias e à quantidade de indicações e prêmios recebidos.