Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

a trama tem início, o Iraque. Serve, ao mesmo tempo, como um retrato simbólico do choque da civilização oriental com a ocidental, estopim da trama do filme de Friedkin. É um conflito cultural presente também em O Massacre da Serra Elétrica, com os jovens arrojados chegando ao inóspito interior do Texas apenas para encontrar a morte nas mãos dos nativos. Em Alien, a Crise do Petróleo é evocada pela analogia dos ocidentais que enfrentam uma cultura diferente em sua busca por recursos minerais.
Retomando o tema do desencanto vigorante no final dos anos 1960, vemos que ele se reflete fortemente por meio da temática do “velho devorando o novo”, presente em O Massacre da Serra Elétrica. Através dela, desenvolve-se a idéia de que o conservadorismo e o sistema vigente haviam derrotado a liberdade comportamental e a ideologia da juventude flower power.
Vemos algo parecido nas seqüências finais de O Exorcista, quando, com o sacrifício de sua vida, o padre Karras expulsa a força estranha que dominava Regan, possibilitando a vitória do sistema vigente. Regan, por meio de seu beijo no rosto do padre Dyer, estabelece o pacto de novamente abraçar o conjunto de regras e valores que ela havia contestado durante a possessão.
Já a contestação ao militarismo americano é um assunto que permeia as três produções analisadas, seja no clima de “fim de sonho”, provocado, entre outros fatores históricos, pela Guerra do Vietnã, que dá o tom de O Massacre da Serra Elétrica, seja no espanto dos pais diante da participação sangrenta e desumana de seus filhos nesse conflito, metaforizado em O Exorcista.
Em relação a Alien, lembramos que, a despeito da proposta contemporânea (em 1979), a produção deve muito de sua origem aos filmes sobre invasores espaciais que fizeram sucesso nos anos 1950, com suas constantes metáforas para a invasão comunista nos EUA. No entanto, a época de seu lançamento coincide com a détente, o relaxamento da Guerra Fria, e tal metáfora perde espaço para uma visão do alienígena não como invasor, mas como objeto dos interesses militaristas terráqueos.
A revolução de costumes promovida pelo movimento hippie, a Crise do Petróleo, o american way of life, o avanço do conservadorismo no limiar dos anos 1980. Acima destes e de tantos outros temas representados nos filmes escolhidos para esta análise, acreditamos, sobressai-se a força do cinema como um eterno instantâneo de uma era, e a pesquisa se