Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

forma que o mundo ocidental viu-se “refém” dos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), detentores do tão cobiçado ouro negro.
Prosseguindo com o tema da dependência, podemos percebê-lo desdobrando-se em nuances mais sutis. Como já citado anteriormente, a temática do “velho a devorar o novo” permeia a narrativa.
Como costuma ser natural em uma cidade interiorana de um estado conservador, a inovação e a vanguarda não são aceitas e cooptadas facilmente. É o que vemos na película. A chegada do grupo de garotas e rapazes “moderninhos” logo desencadeia um choque cultural entre forasteiros e habitantes da cidade. Bastante ilustrativa desta temática é a seqüência em que os canibais decidem que a “honra” do assassinato da sobrevivente do grupo de jovens deve ser concedida ao membro mais velho da família, o avô. O personagem já havia sido mostrado anteriormente como um cadáver decrépito e semimumificado guardado no sótão da casa. Porém, ao ser levado à sala de jantar e colocado diante da presa, ele se reanima, chegando mesmo a sugar avidamente o sangue do dedo cortado da garota.
Podemos relacionar esta característica, do “velho devorando o novo”, a ecos do fim do sonho hippie. Boa parte do engajamento e otimismo coletivo da juventude dos anos 1960 diluiu-se com as desilusões e tragédias da década e com a reação de esferas mais conservadoras da sociedade, esferas estas contra as quais os jovens tinham se revoltado justamente por representarem o “velho”, o “retrógrado”.
E é a cultura hippie, ou, mais especificamente, a reação a ela que dá a tônica de documentário sociopolítico a O Exorcista.
 
O Exorcista (1973)
 
Talvez o mais polêmico dentre os três filmes analisados, O Exorcista causou uma espantosa comoção na época de seu lançamento. As filas formadas diante dos cinemas era um fenômeno poucas vezes visto até então. Uma ampla discussão a respeito da classificação etária do filme precedeu seu lançamento, ao mesmo tempo em que líderes religiosos levantavam-se contra a exibição. Nos dias de hoje, permanece como a única