Revista Rua


A contrapelo: incursão teórica na tecnologia - discurso eletrônico, escola, cidade
Against the grain: theoric incursion in the technology - eletronic discourse, school, city

Eni Puccinelli Orlandi

A SUSPENSÃO DA NOÇÃO DE LEITURA NO DISCURSO ELETRÔNICO
            Do mesmo modo que nos anos sessenta (60), a noção de leitura, de interpretação é posta em questão – o que ler significa? – dando espaço a uma reflexão que prepara o lugar de emergência desse novo objeto, o discurso, e da análise de discurso, creio que quando pensamos o discurso eletrônico – noção que assim batizei ao pensar como chamar a reflexão sobre o virtual pensado nos termos da não transparência da linguagem – não podemos deixar de questionar, como um paralelo, o que o enquadramento da linguagem no discurso eletrônico produz como efeito. E retorna a mesma questão, agora frente a outro artefato: o que ler aí significa?
           
ESCOLA E DISCURO ELETRÔNICO
Todas estas questões que coloco aqui têm um objetivo particular que é o de pensar a escola nessa conjuntura discursiva que se instala e nos diferentes processos de leitura que se abrem como possibilidade. Talvez da tomada em consideração da materialidade da leitura no discurso eletrônico possam resultar novos modos de acesso aos sentidos, ao conhecimento. Mas continua, a meu ver, o que já afirmava nos anos 80: ler é saber que o sentido pode ser outro. Só que os percursos para esse outro passam por outros modos de circulação, outras conjunturas da significação.
            Por fim, gostaria de retomar aqui uma afirmação que faço no livro Cidade dos Sentidos (2004), ao me referir à escola. Dizia então que, se nos anos 80 do século XX, a grande novidade era dizer que era preciso deixar que a vida lá fora entrasse para a Escola, nos anos 90, a ruptura estava em levar a Escola para a rua. Nessa ocasião, dizia isso pensando as pichações, o rap e outras formas de relação com a linguagem. Pois bem, agora pondo em jogo a relação do urbano com o digital, essas linhas divisórias são mais fluidas e