Revista Rua


A contrapelo: incursão teórica na tecnologia - discurso eletrônico, escola, cidade
Against the grain: theoric incursion in the technology - eletronic discourse, school, city

Eni Puccinelli Orlandi

Pensamos, assim, que é desse modo, considerando o espaço urbano como parte das condições de produção dos sentidos da/na cidade, que podemos melhor compreender discursivamente o que é “ambiência” (THIBAUD, 2002), em termos simbólico-políticos.
Concebido desse modo, o espaço (urbano) é o enquadramento dos fenômenos ou práticas que acontecem na cidade. Estamos, assim, considerando o espaço como parte do acontecimento discursivo urbano. Portanto, não se trata nem do espaço empírico, nem do espaço concreto, material, em si, mas desse espaço material que significa, que tem sua historicidade: espaço de significação, afetado pela interpretação, pela ideologia, em que sujeitos vivem. O que nos leva à distinção de espaço empírico, espaço concreto, material e espaço de significação.
Esta idéia de espaço como enquadramento (HENRY, 1998) que aproximamos, na diferença, da noção de ambiência (THIBAUD, op.cit.), permite-nos trabalhar com a forma e os meios materiais que constituem o espaço urbano como espaço significativo. O que isto quer dizer? Quer dizer que os sentidos são determinados pelas condições de produção, nesse caso, pelo modo como o espaço enquadra o acontecimento urbano. Para nós, enquadrar significa aqui determinar o espaço de significação, em sua materialidade.
Tenho dado alguns exemplos para mostrar o que isto significa. Uma pessoa atravessando a rua experimenta sentidos do espaço urbano que são diferentes de uma pessoa atravessando a cidade em um ônibus. Porque sua experiência do espaço urbano é diferente. São condições de produção diferentes. São diferentes características da ambiência. A maneira como as pessoas se posicionam em uma fila para retirar seu dinheiro no banco ou a maneira como as pessoas se posicionam em uma fila, desde a madrugada, para conseguir uma vaga para seus filhos em uma escola pública, são diferentes porque constituem espaços de significação urbanos diferentes, com diferentes efeitos de sentidos.